O "Ifood da beleza" chega para ajudar salões de beleza e consumidores
Buscando apoiar os dois lados do mercado, o aplicativo Glozzz quer trazer a segurança e inovação para a área
O cuidado com a beleza está enraizado no brasileiro. Segundo os dados da ABIHPEC, FecomercioSP e Euromonitor, o consumo com salão de beleza não para de crescer. O Brasil soma mais de 500 mil salões formais, sendo 56% desse total apenas no sudeste, tendo seu maior público frequentador as mulheres, com 83%. Para o ano de 2021, estima-se um crescimento de 4,5%.
Sozinho, o setor movimenta mais de 20 bilhões de reais por ano, em salões de beleza. Porém uma grande incerteza abalou não somente esse mercado, mas o mundo: a pandemia. Com os casos de covid-19 se espalhando pelo mundo, foi adotado o isolamento social como uma forma de combater essa adversidade. E essa alternativa de combate afetou em cheio os milhares de profissionais da área.
A grande questão de hoje é como e onde encontrar tanto os clientes quanto os salões para realizarem o serviço. Essa demanda já existia antes da crise sanitária chegar ao país, porém com toda a circunstância envolvida, agravou o cenário.
"Para o cliente, é difícil encontrar um salão para que o atenda onde precisa e na hora que deseja. A correria do dia a dia, quer seja pelo trabalho ou outras atividades faz com que, muitas vezes, o cliente não consiga ir ao salão. Já para o salão é complicado sempre ter cliente para atender, evitando a ociosidade. Foi pensando nisso que desejamos criar a Glozzz, para unir as duas pontas que não estão satisfeitas no mercado e ajudar ambas as partes com uma só solução", comenta Beatriz, CEO da Glozzz, aplicativo para serviços de beleza.
Os salões de beleza ainda estão sendo bem afetados pela situação atual, principalmente com os avanços das restrições nas cidades e estados. O retorno às atividades não está sendo fácil, e muitos profissionais estão se reinventando para poder continuar atuando. E é com essa mudança que o aplicativo pretende firmar seu pioneirismo no setor.
O retorno ao normal será com algumas desconfianças ainda. O consumidor terá algumas ressalvas com a exposição, e não vai querer ficar muito tempo. Além de que esse último ano criou-se novos hábitos e rotinas para esses clientes, e os salões precisarão estar atentos a isso com seus novos protocolos de segurança.
"O aplicativo será um grande aliado nesse momento. Iremos atuar para que o salão cadastrado seja sempre chamado pelo cliente da sua região, tendo sempre uma demanda para atender e diminuindo a ociosidade e o impacto causado por desmarcações feitas em cima da hora. Com esse consumidor indo até o profissional através de nosso intermédio, ele pode fidelizar o cliente e fazer com que ele retorne mais vezes até seu estabelecimento", explica Beatriz.
A resistência que alguns salões ainda têm com a tecnologia será um dos objetivos para quebrarem durante esse período de reinvenção. Aplicativos como Uber, Ifood, Rappi e entre outros, são alguns exemplos de ferramentas que já estão no dia a dia da população, principalmente com o público mais jovem. Com a Glozzz não é diferente, já que carrega a mesma ideia que os citados.
Outro fator que chama atenção para a adoção do aplicativo, é o aumento do mercado online que houve durante o período de isolamento. Cerca de 61% das pessoas aumentaram o volume de compras na internet, segundo dados da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). Todas essas pessoas retornarão acostumadas a realizarem compras online, e um aplicativo para a beleza, pioneiro em sua função, se tornará indispensável para os consumidores.
O aplicativo Glozzz, como a maioria das startups, iniciou as atividades elegendo uma determinada região de atuação, que no caso foi o bairro do Itaim Bibi, na capital Paulista. A escolha não foi à toa, como conta a Beatriz. "Decidimos iniciar por esse bairro, pois vemos que é onde tem um bom número de salões de beleza, pessoas que residem, e um grande movimento comercial que demanda de alguns cuidados com a beleza durante o dia".
Além de ajudar os salões de beleza, que oferecem serviços de cuidados com o cabelo e unhas, a Glozzz também adicionou em seu portfólio os serviços de depilação e barbearia para os homens.
Sobre a Glozzz
O aplicativo nasceu com uma ideia de Beatriz, que desejava ajudar uma amiga manicure a atender mais clientes. A ideia era montar uma mídia social para divulgar suas vendas, mas a criadora da Glozzz percebeu o vácuo que havia no mercado desse setor, e deu início a plataforma que une hoje a necessidade do consumidor em querer o serviço quando e onde quer, e a necessidade do profissional em ter mais clientes.