Atualmente, grande parte da população se queixa de acumulo de gordura abaixo da região do queixo, a famosa “papada”, o aumento da região pode surgir a partir de fatores como idade, peso e genética. Para solucionar essa questão existem dois procedimentos capazes de reverter a situação: lipo enzimática da papada e a lipoaspiração da papada. Mas quais as diferenças? Existem riscos? O que é mais indicado? A partir disso, convidamos o Dr. Paulo Sérgio Gomes para tirar todas as dúvidas sobre o caso. Confira:
1- Como exatamente funciona a lipo de papada enzimática?
A lipo de papada é um procedimento minimamente invasivo onde injetamos uma versão do ácido deoxicólico (enzima produzida pelo corpo) para ajudar a destruir os reservatórios de gorduras, eliminando assim a gordura abaixo do pescoço (papada).
2- Como funciona a lipo da papada aspirativa?
É um procedimento cirúrgico que consiste na aspiração da gordura localizada sob o queixo, a mandíbula e na porção superior do pescoço. É executado Sob anestesia local e dura em média uma hora e o paciente tem alta no mesmo dia.
3- Para que caso cada uma é indicada?
A lipo enzimática para pacientes que tem pequeno acúmulo de gordura e a lipo aspirativa para pacientes com maior acúmulo de gorduras na região da papada.
4- Qual é a diferença da lipo da papada enzimática para a aspirativa?
A lipo enzimática ocorre quando injetamos uma substância e ela degrada a gordura da região da papada, procedimento indolor e simples! O tratamento para a redução da mesma pode ser considerado bastante simples.
Já a lipo aspirativa é um procedimento cirúrgico realizado sem internação, em consultório, com anestesia local. Depois que a região é anestesiada são utilizadas cânulas (pequenos tubos) colocadas de forma indolor logo abaixo do queixo e movimentadas para soltar as células de gordura. A sucção da gordura é feita a por meio de uma seringa ou uma bomba a vácuo!
6- Como é a recuperação?
O pós-operatório da lipo de papada cirúrgica geralmente tem inchaço de leve a moderado, logo recomenda-se fazer compressas geladas sobre o rosto e o pescoço nas primeiras 48 horas.
Além disso é necessário fazer no mínimo 5 sessões de drenagem na região e uso da máscara compressiva seguindo as recomendações do profissional.
7- Existem riscos?
É um procedimento cirúrgico de baixa complexidade, logo os riscos são mínimos desde que seja executado por um profissional altamente capacitado na área!