Autos & Motos

Funcionários da BYD embarcam para treinamento na China com apoio do Governo da Bahia

Funcionários da BYD embarcam para treinamento na China com apoio do Governo da Bahia
Da Redação

Da Redação

29/10/2024 2:34pm

Foto: Mateus Pereira

Nesta segunda-feira (28), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, esteve no Aeroporto Internacional de Salvador para recepcionar parte do grupo de 70 baianos que embarcam rumo a Shenzhen, na China, onde passarão por um intenso treinamento de mais de 50 dias na fábrica de automóveis elétricos da BYD. Os futuros funcionários da montadora aguardavam ansiosos na área de embarque, onde o governador destacou a importância dessa capacitação para o desenvolvimento do setor automotivo na Bahia.

“Estou me despedindo desses brasileiros, baianos, que vão se capacitar na China e retornar para conduzir os trabalhos da BYD em nosso estado. Serão dois meses de treinamento para os 74 profissionais que estão partindo, enquanto uma equipe de alto nível da BYD estará aqui fazendo novos anúncios para a Bahia,” afirmou Rodrigues.

Entre os recém-contratados está Rodrigo Paim, técnico em logística, que destacou o entusiasmo com a oportunidade, apesar da saudade da família. “Quero absorver o máximo de conhecimento, a cultura e as novas tecnologias. Vai ser muito agregador para o nosso desenvolvimento aqui na Bahia. Estou muito contente de fazer parte dessa equipe,” declarou.

O grupo de líderes de produção, composto majoritariamente por profissionais de Camaçari, participará de cursos especializados em Supervisão de Montagem, Qualidade em Processos Automotivos e Manutenção de Sistemas Industriais. Antes de embarcarem, os novos funcionários passaram por um treinamento inicial com instrutores especializados em Recursos Humanos, Processos Industriais e Projetos. Em agosto deste ano, outros 22 especialistas, incluindo engenheiros e líderes de qualidade, processos e logística, já haviam viajado para a China para treinamentos avançados.

A BYD avança com as obras da nova fábrica em Camaçari, localizada na Região Metropolitana de Salvador, onde estão em construção os galpões de produção, pista de testes e outras estruturas em um terreno de 5 milhões de metros quadrados. Com previsão de início da produção em 2025, a fábrica deve fabricar 150 mil veículos por ano na primeira fase, com a expectativa de dobrar esse número na segunda etapa, atingindo a marca de 300 mil veículos produzidos anualmente.