Fotos: Divulgação / BYD
O complexo industrial da BYD em Camaçari superou, no início de dezembro, a marca de 2 mil trabalhadores, menos de dois meses após a inauguração da fábrica na Região Metropolitana de Salvador. Apenas entre outubro e novembro, 558 profissionais passaram a integrar o quadro da companhia, reforçando o impacto econômico e social do empreendimento.
Em outubro, 293 novos colaboradores foram contratados para funções como operador de logística, operador de produção, soldador, inspetor de qualidade, ergonomista, auxiliar de cozinha e piloto de teste. No mês seguinte, outras 265 admissões incluíram condutores internos, técnicos em mecânica, elétrica e segurança do trabalho, além de analistas e engenheiros das áreas de pós-venda, qualidade e meio ambiente. Somente nesta segunda-feira (1º), 40 profissionais iniciaram suas atividades no local.
Para o presidente da BYD no Brasil, Tyler Li, o avanço no número de postos de trabalho evidencia o ritmo acelerado da operação. “Cada nova contratação representa não apenas a expansão da empresa, mas também a oportunidade de gerar impacto positivo na vida das pessoas e no desenvolvimento de Camaçari e da Bahia”, afirma.
O vice-presidente sênior e head de Comercial e Marketing da BYD no Brasil, Alexandre Baldy, destaca que o fortalecimento da equipe contribui para o crescimento da cadeia produtiva nacional. “Investir em pessoas é investir na economia como um todo”, diz.
A companhia também comemora outra conquista: a marca de 10 mil carros produzidos na Bahia, resultado alcançado em novembro. Atualmente, três modelos estão em fabricação no complexo baiano: King, Song Pro e Dolphin Mini — este último, o elétrico mais vendido do país. A produção segue em ritmo acelerado, com distribuição para todas as regiões brasileiras.
Mais vagas à vista
A BYD segue contratando e os interessados podem se candidatar por meio do SineBahia, do CIAT de Camaçari ou diretamente pela plataforma Gupy. Em plena operação, o polo industrial deve gerar até 20 mil empregos diretos e indiretos.
Líder global na produção de veículos elétricos e híbridos plug-in, a BYD atua no Brasil há mais de uma década, com unidades industriais em São Paulo, Manaus e Bahia, além de projetos em armazenamento de energia e transporte sobre trilhos. A empresa já ultrapassou 100 mil veículos 100% elétricos vendidos no país e mantém como missão contribuir para a redução da temperatura global em 1°C.