Nesta segunda-feira (28), um grupo de mais de 70 colaboradores da fábrica da BYD em Camaçari embarca para Shenzhen, na China, para um treinamento imersivo na sede da fabricante mundial de veículos elétricos. Com uma programação que inclui visitas às cidades de Zheng Zhou e Xian, o intercâmbio visa integrar e compartilhar experiências entre as equipes da BYD Brasil e BYD China, promovendo uma maior conexão entre as operações dos dois países.
Entre os participantes estão 35 profissionais recém-formados no curso de operação automotiva do Senai, desenvolvido em parceria com a BYD, além de líderes de produção, professores e tradutores. A maioria dos integrantes é baiana, em especial de Camaçari, onde a empresa está construindo sua maior fábrica fora da Ásia. “A troca de experiências entre as equipes brasileiras e chinesas é essencial para o fortalecimento do mercado de veículos elétricos. Nossos colaboradores irão absorver o conhecimento dos especialistas chineses e trazer essa expertise de volta para o Brasil”, afirmou Rodrigo Rosseto, gerente sênior de Recursos Humanos da BYD Auto do Brasil.
Durante a imersão, os profissionais participarão dos cursos de ‘Supervisão de Montagem e Qualidade em Processos Automotivos’ e ‘Manutenção de Sistemas Industriais’. Eles também passaram por uma preparação intensiva no Brasil, com carga horária de 44 horas, onde receberam instruções de especialistas em Recursos Humanos e Processos Industriais.
Na última sexta-feira (25), o grupo recebeu os certificados em uma cerimônia que marcou os preparativos finais para o embarque. Esta é a segunda vez que a BYD envia profissionais para treinamento na China; em agosto, 22 especialistas das áreas de qualidade, logística e processos industriais participaram do primeiro intercâmbio.
A construção da fábrica da BYD em Camaçari segue em ritmo acelerado. Com um investimento de R$ 5,5 bilhões, o complexo contará com 30 instalações, incluindo áreas de produção e pista de testes, distribuídas em uma área de 5 milhões de metros quadrados. A operação inicial está prevista para 2025, com uma capacidade de produção de 150 mil veículos por ano, podendo chegar a 300 mil na fase seguinte.
Desde 2013, a BYD tem ampliado sua presença no Brasil, onde lidera o mercado de veículos elétricos e investe em tecnologia de energia solar. Além da futura fábrica de automóveis em Camaçari, a empresa mantém unidades em Campinas (SP), dedicadas à montagem de chassis de ônibus elétricos e produção de módulos solares, e em Manaus (AM), para baterias de fosfato de ferro-lítio. Em São Paulo, a BYD é responsável pelo projeto do monotrilho da Linha 17-Ouro do metrô. Recentemente, lançou uma linha de carregadores para veículos elétricos, ampliando o suporte aos usuários.