Autos & Motos

BYD apresenta Mako, primeira picape produzida integralmente em Camaçari

Modelo híbrido plug-in flex marca nova fase da fábrica baiana, que terá produção nacional completa a partir de 2026

BYD apresenta Mako, primeira picape produzida integralmente em Camaçari
Da Redação

Da Redação

26/08/2026 10:30am

Foto: André Schaun/Autoesporte

A BYD apresentou nesta terça-feira (25) a versão final da Mako, nova picape intermediária da marca que será produzida integralmente em Camaçari, na Bahia. O modelo foi exibido durante a prévia do Festival Interlagos, ainda com detalhes visuais de apresentação e sem a tradicional camuflagem utilizada em veículos em fase de testes.

A chegada da Mako representa uma nova etapa para a operação baiana da montadora chinesa. O modelo híbrido plug-in flex será o primeiro veículo da BYD fabricado exclusivamente fora da China, com produção nacional completa prevista para a unidade instalada no Polo Industrial de Camaçari.

As obras da fábrica avançam em ritmo acelerado para receber a produção da picape. A expectativa é que os processos experimentais de pintura e solda sejam iniciados em breve, enquanto a etapa de estamparia deve começar a partir de setembro. A previsão é que o veículo chegue às lojas entre o fim de 2026 e o início de 2027.

Inspirada no tubarão-mako, considerado o mais veloz do mundo, a nova picape foi desenvolvida para disputar espaço com modelos como Fiat Toro e Volkswagen Tukan. Nesta primeira aparição, o protótipo apareceu com pintura amarela estilizada, enquanto detalhes do interior permanecem protegidos pela montadora.