Salvador inaugura o primeiro shopping de autopeças do Nordeste
Fotos Ascom Salvador passa a integrar um novo capítulo do varejo automotivo brasileiro com a chegada do primeiro shopping de autopeças do Nordeste. O emp...
Fotos: Divulgação/ Peninsula Best of the Best Award
Um dos automóveis mais icônicos da história foi consagrado como o melhor carro clássico do mundo. O Alfa Romeo 8C 2900B de 1938 venceu o The Peninsula Classics Best of the Best Award, premiação internacional organizada pelo grupo The Peninsula Hotels, que reúne os vencedores dos mais importantes concursos de elegância automotiva do planeta.
A cerimônia aconteceu na noite de 26 de janeiro, no The Peninsula Paris, e consagrou o modelo como o ápice do design, do glamour e da engenharia automotiva. O júri especializado — que contou com nomes como o designer italiano Fabio Filippini — avaliou sete veículos representantes das mais prestigiadas marcas do mundo, como Mercedes-Benz, Ferrari e Rolls-Royce.
Além de líderes da indústria automotiva, o evento reuniu celebridades internacionais, entre elas a atriz Nicole Kidman, reforçando o prestígio da premiação.
“Estou extremamente feliz e profundamente honrada em receber o The Peninsula Classics Best of the Best Award”, afirmou Deborah Keller, representante da The Keller Collection, proprietária do veículo vencedor. “Este automóvel único simboliza a era de ouro do design e da engenharia italiana e reforça a importância de preservar e celebrar obras-primas como essa”, destacou.
Lançado em 1937, o Alfa Romeo 8C 2900B é considerado um dos carros italianos mais rápidos e exclusivos do período pré-guerra. O exemplar premiado se destaca por sua raridade: é o único 8C 2900B com carroceria assinada pela Stabilimenti Farina, encomendada sob medida por seu primeiro proprietário, o piloto italiano Giuseppe “Nino” Farina, que se tornaria o primeiro campeão mundial de Fórmula 1, em 1950.
A carroceria foi criada pela empresa fundada em 1906 por seu pai e contou ainda com contribuições de estilo de seu tio, Battista “Pinin” Farina, um dos nomes mais influentes do design automotivo mundial.
Após ser adquirido em estado de restauração parcial, o veículo teve seu processo concluído em 1995. Desde então, participou de alguns dos mais prestigiados concursos de elegância do mundo, incluindo o Pebble Beach Concours d’Elegance, além de provas como o Rali de Monte Carlo, onde venceu o Parade of Elegance em frente ao Hotel de Paris.
Para Christian Philippsen, cofundador do prêmio, o reconhecimento é histórico. “O Alfa Romeo 8C 2900B de 1938 representa o auge da engenharia de performance do período pré-guerra. Foi o automóvel italiano mais rápido e exclusivo de sua época, e é uma honra reconhecê-lo como o melhor entre os melhores”, afirmou.
Após a premiação, o veículo será exibido no Rétromobile, um dos mais importantes salões de carros clássicos do mundo, que acontece em Paris entre 28 de janeiro e 1º de fevereiro de 2026.
O júri desta edição reuniu personalidades como Jay Leno, Gordon Murray e Gorden Wagener, além de arquitetos automotivos, ex-líderes da indústria e membros da realeza internacional, consolidando um dos painéis mais respeitados do automobilismo clássico.
Fotos Ascom Salvador passa a integrar um novo capítulo do varejo automotivo brasileiro com a chegada do primeiro shopping de autopeças do Nordeste. O emp...
Foto: Divulgação / BYD A BYD vai ampliar sua presença no mercado brasileiro de picapes com produção nacional na fábrica de Camaçari, na Bahia. A montadora trab...
Foto: Freepik Quem antecipar a quitação do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) na Bahia em 2026 poderá garantir um desconto de 15%, um d...