Artigos

Ser sábio

Ser sábio
Da Redação

Da Redação

12/06/2021 10:00am

Nascemos para ser felizes; você nasceu para ser feliz; porém, isso não significa que não existirão instantes de tristezas e que, havendo, não poderemos evitá-los.

O caminho para a felicidade é feito de belos momentos e, também, de outros não tão belos assim; ambos, no entanto, se bem aproveitados, constituem lições preciosas para um futuro de satisfações e vitórias. Esperar da vida um cenário com ausência total e constante de problemas é estar bem distante de uma realidade da qual não podemos nos furtar de enfrentar.

Sábio é viver intensamente a cada dia, com tudo de positivo e negativo que possa acontecer e fazer de cada acontecimento um estímulo para um crescimento sadio e satisfatório.

A vida com os detalhes que fazem o seu dia-a-dia faz do viver uma arte cujo segredo está no perceber a tudo o que acontece e aprender com esse tudo o suficiente para enfrentar as situações que se nos apresentem. Inúmeras são as lições que recebemos a cada fração de segundo e essas, quando verdadeiramente apreendidas ou aprendidas, nos abastecem do necessário para que possamos assumir o controle do instante seguinte.

Sábio é viver de tal forma e em tal situação de controle sobre nós mesmos e sobre tudo que nos cerca que consigamos dar a cada acontecimento a sua dimensão exata, nem maior nem menor do que a devida, no tamanho perfeito para que, longe de poder obstruir, seja alavanca para o alcance dos nossos objetivos.

Pessoas são diferentes, pensam diferente, reagem diferente, buscam e esperam respostas diferentes. Acredito que Deus, na sua infinita sabedoria, quis com isto criar o ambiente propício à discussão, como forma para o aperfeiçoamento da vida, num processo contínuo de melhoria do universo. Não consigo e nem quero imaginar um mundo sem nada a construir, paralisado na sua evolução, com todos satisfeitos e em total concordância com relação a tudo. Estagnados no tempo, sem nada por fazer e senhores da verdade, aí sim, tenho certeza, estaríamos vivendo uma verdadeira situação de conflito a caminho do caos.

Sábio é viver em equilíbrio, entre diferentes, numa busca permanente de respostas, na tentativa de identificar os laços que nos unem para o alcance de um objetivo comum. É nos unirmos de tal forma que tenhamos a certeza de conhecer cada um da platéia que irá nos aplaudir; é viver, sempre, a sensação do estar completo a partir do outro; é ser eu a partir do nós.

Com certeza, estão por onde vivo, nas coisas e pessoas que de mim se acercam, os elementos de que preciso para vencer; sozinho sou, apenas, parte independente de um todo, sem sentido de ser. Esta é a verdade maior de que somente somos algo ou alguém a partir do formar um conjunto.

Sábio é ser feliz fazendo a outros felizes; é ser sucesso pelo sucesso dos outros; é ser completo a partir do entrelaçar-se com aqueles que nos façam sentir ser uma corrente e não apenas um elo.

Sábio é saber ser humano e como tal ser amigo sendo irmão ou irmã, filho ou filha, pai ou mãe, enfim, eu o outro.

A magia está em alcançarmos nossos objetivos como conseqüência do fazer outros alcançarem os seus e, assim, estabelecer um processo contínuo de doações e realizações recíprocas.

Não conheço outra forma de se Ser Sábio.

E você?