Artigos

Ressucesso

Ressucesso
Remulo Farias

Remulo Farias

22/05/2021 12:00pm

Resucesso; nem sei se esta palavra existe, mas se não existe a estou criando agora a fim de que tenhamos um vocábulo para representar a possibilidade de se reconstruir uma vida e voltar a alcançar a prosperidade e felicidade que tivemos e que, por alguma razão foi sacrificada. Ela também poderá ser entendida como um gatilho mental para a esperança de que dias melhores estão por vir, esperança como um fator extremamente importante para despertar e manter o entusiasmo e a disposição para enfrentar e voltar a vencer. Como diz minha grande amiga Verônica Villas Bôas, CEO da Revista Lets's Go Bahia, "Enquanto restar esperança em dias melhores, nada estará perdido".

Resucesso pode ser considerado uma afirmação, sem lugar para dúvidas, de que o sucesso é uma conquista possível de se repetir, principalmente para aqueles que aprenderam a construí-lo passo a passo, superando adversidades, até conquistá-lo.     

É preciso, no entanto, nos conscientizarmos de que o Resucesso vai exigir de todos nós mudanças bastante significativas em nossas crenças e valores e no nosso "modus operandi" e quando falo de "modus operandi" me refiro basicamente a comportamento e mais especificamente a relacionamento, seja ele profissional, social ou familiar.

A realidade é que teremos que aprender, o mais rápido possível, a conviver com o menos em recursos financeiros, na quantidade de colaboradores, no tempo que teremos para nos reabilitar e por aí vai. A escassez de recursos já é um fato e que ela nos está pedindo é que aprendamos a fazer mais com menos e isto é possível desde que também aprendamos a viver mais com menos.

Calma. A solução começa por mudanças nas pessoas, em você empresário e naqueles que ainda estão do seu lado, dispostos a mudar para voltar a vencer.

Como? Simples. Você conhece um ditado que diz que "um homem prevenido vale por dois"? Conhece também um que diz que "a união faz a força"? Nestas duas expressões está a grande revelação do como fazer para enfrentar e superar as dificuldades do pós-pandemia. Eu digo mais, se um homem prevenido vale por dois, conectado ele vale por muito mais. Como conectado considere um quadro de colaboradores que, apesar de reduzido, se entendem, se relacionam bem, trabalham unidos e dão o máximo de si para o alcance de objetivos comuns.

Isto significa que se você quer o resucesso comece desde já a trabalhar para mudar crenças, atitudes e comportamentos dos seus colaboradores, sempre lembrando de olhar para eles como seres humanos, a fim de conquistá-los e, como líder, conduzi-los a vitórias.

Esqueça o "novo normal" sobre o qual estão falando; ele é na verdade o novo "status quo" de uma civilização que estamos construindo, como disse Alvin Tofller, é algo que se inicia com as ações aqui propostas, que será construído aos poucos e que somente se consolidará a médio prazo. 

Possível num curto prazo e que precisamos dar o máximo de cada um de nós sociais para alcançar é o resucesso, algo individual e ao mesmo tempo coletivo que eu já disse no que acredito ser preciso fazer para conseguir. 

"Home-office", "delivery" etc. esse será o novo cenário? Sei lá! O importante são "pessoas certas, nos lugares certos, no momento certo".  

Como diz o homem do campo: "nem tudo está perdido" e "levante a cabeça rapaz".