André Curvello: "Fake news, uma ameaça real"
Foto: Divulgação A recente decisão do CEO da Meta, Mark Zuckerberg, de descontinuar a checagem de fatos no Facebook e no Instagram trouxe à tona um tema centra...
Pedro Sandoval tem 17 anos e é fundador da BFore, startup de moda athleisure baiana
... Quero transformar o mundo com o meu negócio. Embora essa visão possa soar utópica para alguns, acredito firmemente que com foco, determinação e consultoria especializada, podemos realmente moldar o futuro. Hoje os jovens estão impulsionando mudanças significativas na sociedade, estabelecendo um cenário onde criatividade, inovação e propósito são pilares centrais dos negócios.
Um levantamento do Sebrae, com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou que a quantidade de empreendedores de 18 a 29 anos de idade cresceu 23% no Brasil no último ano. Em 2024, aos 17 anos, entrei nesse movimento ao fundar a BFore, uma startup baiana de moda athleisure que combina tecnologia, design e sustentabilidade com estilo e conforto.
A ideia surgiu de um incômodo pessoal: a busca por tecidos respiráveis e duráveis para atividades físicas intensas. Durante o processo de estudo, descobri que a indústria da moda é uma das mais poluentes do mundo, o que me inspirou a criar uma marca que não só atendesse às demandas dos atletas, mas também fosse ambientalmente responsável.
Equilibrar a vida de estudante do ensino médio e empreendedor foi e ainda é um desafio. Sem experiência anterior, conto com o apoio essencial da minha família que me ajudou a contratar uma consultoria especializada em design de moda,parceria fundamental para desenvolver um plano de negócios eficaz, conectando-nos com empresas que compartilham nosso compromisso com a sustentabilidade.
Visitamos fornecedores pessoalmente para garantir escolhas criteriosas e estabelecer relações de confiança. Além disso, investimos em assessoria de comunicação e consultoria de vendas, o que nos ajudou a elaborar uma estratégia de lançamento impactante, assegurando que nossa mensagem alcançasse o público certo. Entender o mercado foi vital para guiar todas as nossas decisões estratégicas.
Outra aliada valiosa nessa jornada é a tecnologia e as redes sociais. Conseguimos expandir rapidamente nosso alcance através do e-commerce,possibilitando que nossos produtos e a mensagem de consumo de moda com propósito chegue a diferentes regiões do Brasil. Mas olhando para o futuro, após minha graduação em 2026 e um curso de Business em São Paulo, planejo expandir ainda mais a BFore. Estamos apenas começando.
A todos os jovens empreendedores, meu conselho é um só: tirem suas ideias do papel. Se você tem uma boa ideia e acredita em seu potencial para transformar realidades, agora é a hora de começar. Procurem apoio especializado e invistam em conhecimento e parcerias fortes. Estou otimista sobre o futuro que podemos construir juntos.
Foto: Divulgação A recente decisão do CEO da Meta, Mark Zuckerberg, de descontinuar a checagem de fatos no Facebook e no Instagram trouxe à tona um tema centra...
Celebrar mais um ano de existência do Grupo de Apoio à Criança com Câncer - Bahia (GACC-BA) é um marco importante para todos que fazem parte dessa trajetória. A...
O bilionário Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX, fez mais um movimento estratégico ao adquirir um terreno em Minas Gerais, Brasil, supostamente voltado para o set...