Phygital evolui a conexão entre organizações e pacientes
Você já ouviu falar em Phygital? Se não, o termo refere-se à crescente fusão dos ambientes físico e digital, impulsionada pelo avanço tecnológico. Esta integraç...
Por: Marcela Prates, Diretora-presidente da Empresa JR. ADM UFBA
Diante de uma busca constante pelo sucesso econômico por parte de empresas de mercado, é comum que surja uma pergunta dentro das organizações: como crescer e manter o êxito frente a pressões internas e externas? E uma possível solução está na estruturação organizacional delas.
A estruturação organizacional permite com que os empresários conheçam seus negócios e, a partir disso, possam realizar mudanças internas capazes de alavancar seus produtos ou serviços, aumentar a percepção dos clientes ou até mesmo inovar para um modelo de negócio capaz de torná-lo líder no seu segmento.
A padronização dos processos internos é a entrega principal de uma estruturação. A partir do conhecimento dos processos em sua modelagem atual, é possível fazer seu redesenho, buscando sanar as falhas encontradas e colocando o objetivo principal de cada área da organização no centro de suas atividades.
Em um contexto no qual a concorrência está crescendo cada vez mais, entender o seu negócio é fundamental. Apresentar um produto inovador dentro de um segmento de mercado já não é mais um diferencial competitivo, pois em pouco tempo os concorrentes irão oferecer o mesmo produto e até mesmo com qualidade superior. De acordo com o censo de sobrevivência dos pequenos negócios divulgado pelo SEBRAE, a cada 100 empresas criadas no Brasil, 24 entram em falência antes de completar dois anos. A inovação é uma obrigação para que os negócios cresçam e a sua manutenção é essencial para que permaneçam de pé.
Além disso, podemos pensar em empresas que não estão sofrendo com a concorrência, mas, sim, com o déficit na geração de resultados. Um planejamento estratégico, aliado a uma estruturação organizacional, pode ser o responsável pelo aumento de foco dos colaboradores nas metas da empresa. Enquanto a estratégia deixa os objetivos mais claros e auxilia no caminho a seguir, processos bem definidos e estruturados ajudam para que esse caminho, mesmo que desafiador, tenha menos obstáculos a serem enfrentados.
A ACE Startups, uma das grandes aceleradoras e investidoras de empresas na América Latina, desenvolveu uma metodologia de aceleração que consiste em criar negócios e processos baseados no problema. A ideia é que os esforços não sejam direcionados para encontrar clientes para os seus produtos, mas, sim, que o foco deva ser criar soluções para sanar as dores dos seus clientes. O processo de colocar o problema, e não a solução, no centro das atividades é desafiador, mas garante mais sucesso. E os processos internos devem seguir nessa mesma direção.
Para estruturar a organização e garantir que o foco na dor esteja presente nas suas atividades, primeiro é necessário fazer um estudo para entender: como os processos e as atividades estão rodando e como eles podem ser melhorados; qual é o comprometimento dos funcionários frente aos problemas, sejam eles internos ou externos; e quais são as dores e os objetivos da organização. A partir desses pontos, a reestruturação terá maior embasamento e, de fato, foco no problema.
Por fim, a administração dos processos internos por meio da estruturação organizacional gera resultados e benefícios eficazes, como a uniformidade no entendimento sobre a forma de trabalho, a melhoria no fluxo de informações, o aumento da compreensão teórica e prática das atividades, a redução de erros, o aumento da produtividade e o foco na dor para a geração de resultados, interna e externamente. “Apaixone-se pelo problema e não pela solução” (ACE Startups).
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