Artigos

Comporte-se

Comporte-se
Remulo Farias

Remulo Farias

24/04/2021 5:30pm

Durante muito tempo tentei entender onde e como os antigos aprenderam a usar a expressão "comporte-se" utilizada para repreender, recomendar ou ameaçar as crianças a cada vez que essas iam para algum lugar ou se encontravam na presença de visitas, como se o comportamento fosse uma opção com alternativa de não se comportar. Vocês já imaginaram a possibilidade de alguém sem nenhum comportamento? Só pode estar morto.

O que será que eles queriam dizer com isto?

Essas perguntas me acompanharam sem respostas durante muitos anos até que me lembrei de algo que os antigos também diziam, até hoje ainda se ouve vez por outra alguém dizer, dessa vez não em situações de repreenssão, recomendando ou ameaçando e sim alertando: "viver é uma arte". Nesse instante, ligando uma coisa a outra, descobri o razão de existir do "comporte-se" e percebi o quanto essa expressão ainda é válida até os dias atuais, e deveria ser usada sempre por todos os que desejam ter uma vida plena de sucesso, não confundir com fama, e felicidade.

Realmente, hoje tenho certeza, viver é uma arte. Viver, para qualquer um de nós seres humanos, será sempre uma arte e nós atores na interpretação de um incontável número de papéis a representar a encenação a cada segundo de diversificados espetáculos.

A cada instante podemos ser solicitados a representar os mais diversos papéis, tais como: pai, mãe, líder, liderado, jogador, amigo, conhecido, negociador, membro da igreja e por aí vai num elenco que não tem fim pois pode mudar ainda de acordo com o local e o momento.

Comporte-se. Eureka! Aqui está o significado. Pena que a expressão era usada sem maiores esclarecimentos, muito embora soubéssemos o que estavam querendo nos dizer. Se nos fizemos de desentendidos em algumas situações, provavelmente, na maioria, era por pura conveniência.

Comporte-se significa você, para cada papel a ser representado, ser exatamente como deverá ser para se adequar da melhor forma possível ao espetáculo do qual está fazendo parte como ator naquele momento. O que você diria de chegar no trabalho, ficar de quatro pés e solicitar para alguém subir nas suas costas para sair andando se fazendo de cavalinho? E tem mais, relinchando e tudo o mais. Afinal, representar um papel envolve não só expressões corporais, mas, também, expressões verbais e outras. Pensou na proposta? Ridícula, não é? Pois é; mas nada disso é absurdo se você tiver tal comportamento em casa, interagindo com seus filhos ou netos.

Comporte-se significa você se conhecer o suficiente para agir com flexibilidade de acordo com o papel desempenhado a cada instante e, o que mais importante, ser eficaz na representação de todos os papéis e competente o suficiente para levar ao êxito o espetáculo, cenário em que estiver envolvido, do qual esteja participando.

Tenho certeza de que alguns "filósofos ou simplesmente integrantes dos "contra tudo" ou "contra todos" dirão que isto é um absurdo, que as pessoas têm que ser sempre verdadeiras, que ser dessa forma é ser antiético, amoral e outra coisas mais.

Verdadeira como? A verdade tem a ver com o padrão estabelecido por quem? Não me diga que você é sempre o mesmo em todos os lugares que frequenta. Gostaria de ver a cara do seu chefe lhe assistindo num momento de intimidade conjugal, despojado de tudo que possa quebrar o encanto do amor presente que se manifesta sem censuras.

Acredito que nessa altura, você já tomou consciência da importância de se conhecer, conhecer as características que definem as suas tendências comportamentais, conhecer seus talentos, seus pontos fortes e aqueles que precisam ser trabalhados para melhor se adequar ao que lhe exigem de você. Somente assim você conseguirá dar o melhor de si e ser o melhor para os outros.

Isto também se aplica aos gestores que vivem dizendo estar sempre em busca da "pessoa certa para o lugar certo" e levam a vida utilizando o "achômetro" para identificar o perfil de cada um com quem se depara, como se tivesse o dom nato de leitura da personalidade e comportamento dos outros.

Comporte-se. Essa repreensão, recomendação, ameaça ou alerta, como cada um quiser entender, é dirigida a você para que assuma a rédea da sua vida e consiga mais facilmente alcançar as conquistas desejadas.

Comporte-se e me convide para comemorar as vitórias.