Artigos

2020: um ano de desafios

Por: Agnaluce Silva

2020: um ano de desafios
Agnaluce Silva - Gestora regional do Grupo Sabin no Nordeste

Agnaluce Silva - Gestora regional do Grupo Sabin no Nordeste

29/01/2021 10:00pm

O ano de 2020 deixou várias lições para todos. Foi um período de desafios, dificuldades, perdas e também de conquistas. Para o setor da Saúde, foi também um ano de resiliência, aprendizado e crescimento. Desde o início da pandemia, os profissionais de saúde estiveram prontos para manter, sem interrupção, a prestação de serviços com excelência.

No Grupo Sabin, preocupamo-nos, em primeiro lugar, com a saúde de pacientes e colaboradores. No início da pandemia, implementamos um comitê de crise multidisciplinar para a análise e a implantação de ações de enfrentamento à COVID-19 e inovamos ao desenvolver uma nova metodologia diagnóstica de testagem do novo coronavírus para atender às necessidades da comunidade médica e da população.

Colaboradores das nossas 23 unidades de atendimento na Bahia trabalharam incansavelmente em prol da realização de exames de COVID e também de exames de rotina. Ampliamos os nossos serviços em domicílio e o atendimento. Criamos unidades de atendimento exclusivas para a realização de exames de COVID e implantamos uma unidade em formato de drive-thru. Adotamos medidas preventivas de proteção e cuidados com a higienização, proteção, eficiência e agilidade no atendimento, além de programas voltados para a qualidade da saúde física e mental da nossa equipe.

O Grupo Sabin foi fundado em Brasília, mas está presente na Bahia há 10 anos. Este foi o primeiro Estado escolhido para a expansão da empresa. Hoje, estamos presentes em Barreiras, Camaçari, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Salvador e Santo Antônio de Jesus. Somos uma empresa humanizada com o propósito de inspirar pessoas a cuidar de pessoas. Mesmo durante a pandemia não deixamos de buscar colaborar com o próximo. Participamos do movimento Made in Bahia, com o propósito de estimular as empresas presentes na região durante o período da pandemia. Juntos, conseguimos despertar no consumidor o interesse por produtos e serviços fornecidos por prestadores baianos. Em 2020, contribuímos com mais de 1.360 postos de trabalho no Estado e sempre que precisamos contratar pessoal ou algum tipo de serviço, buscamos valorizar a mão de obra da região, para contribuir de forma efetiva com a economia local.

"Em 2021, precisamos pensar ainda mais na coletividade. Só conseguiremos superar esta pandemia com união e um olhar cuidadoso com o outro."

(Agnaluce Silva)

Acreditamos na importância de estarmos envolvidos nas comunidades baianas em que estamos inseridos, por isso realizamos ações por meio do Instituto Sabin, nosso braço social: oferecemos exames gratuitos, realizamos a instalação de ludotecas e equipamentos de ginástica, além de arrecadações e doações de diversos mantimentos. Realizamos a doação de máscaras e álcool 70% para organizações sociais e hospitais públicos. Além disso, apoiamos os pequenos produtores e artesãos locais com a aquisição de máscaras de tecido e o ecossistema de inovação social com a manutenção de programas voltados para capacitar entidades que atendem necessidades sociais. Com a atuação do Instituto Sabin, já conseguimos impactar as vidas de mais de 40 mil baianos.

O final do ano é um tempo em que, muitas vezes, fazemos um balanço de nossas ações e realizamos promessas para melhorarmos a nossa atuação. Em 2021, precisamos pensar ainda mais na coletividade. Só conseguiremos superar esta pandemia com união e um olhar cuidadoso com o outro. Temos esperança que vamos conseguir enfrentar este eríodo, mas é preciso que todos façam a sua parte: mantenham o isolamento social e sigam os protocolos sanitários. Juntos, somos mais fortes!