Arquitetura & Decoração

Villa Forma recebe lançamento de livro que homenageia legado da arquiteta Arilda Cardoso Sousa

Villa Forma recebe lançamento de livro que homenageia legado da arquiteta Arilda Cardoso Sousa
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

21/07/2025 2:05pm

Foto: Vinicius Moreira

Com uma trajetória marcada pelo olhar inovador e pela sensibilidade na relação entre cidade, natureza e patrimônio, a arquiteta, paisagista e urbanista Arilda Cardoso Sousa ganha agora uma homenagem à altura de sua contribuição para Salvador e para o estado da Bahia. O livro “Arilda Cardoso Sousa – Arquiteta | Paisagista | Urbanista” celebra mais de seis décadas de atuação profissional, reunindo projetos, desenhos, depoimentos e registros históricos que evidenciam o impacto de sua obra.

O lançamento, carregado de simbolismo, acontece na Villa Forma, espaço localizado no Rio Vermelho que foi restaurado pela própria Arilda e hoje abriga uma das academias mais reconhecidas da cidade. O edifício, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), é exemplo concreto da integração entre patrimônio arquitetônico, natureza e vida urbana — princípios que nortearam a atuação da homenageada.

Organizado por José Carlos Huapaya Espinoza e Alex Pajeu, e publicado com o apoio da Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba), o livro destaca obras emblemáticas de Arilda, como o Plano de Áreas Verdes de Salvador, a Praça do Campo Grande, o Parque da Cidade, o Parque São Bartolomeu e a restauração de imóveis históricos no bairro do Rio Vermelho, incluindo também o Hotel Catharina Paraguaçu.

“Ver este livro pronto é uma emoção imensa. Para mim, para nossa família e para todos que acompanharam a trajetória de minha mãe, é muito mais do que uma publicação — é a materialização do seu amor pela arquitetura, pela natureza e pelas pessoas”, afirma Carol Sousa, filha da arquiteta e diretora da Villa Forma. “Minha mãe sempre foi discreta, achava que não precisava ‘falar’ sobre suas obras, mas hoje sabemos o quanto era necessário registrar e compartilhar seu legado”, complementa sua outra filha, Sara Sousa, responsável pelo Hotel Catharina Paraguaçu.