Arquitetura & Decoração

Páscoa: tempo de renovação

A mais tradicional festa cristã, vivenciada em família, traz forte significado afetivo. Por isso, os preparativos em torno da mesa merecem todo amor e capricho.

Páscoa: tempo de renovação
Andréa Castro - Jornalista e apaixonada por decoração

Andréa Castro - Jornalista e apaixonada por decoração

01/04/2021 4:00pm

Páscoa, ou Pessach, é um termo de origem judaica e significa “passagem”. Travessia do Mar Vermelho feita pelos judeus, após longo período de escravidão, em busca da chamada Terra Prometida. Para os cristãos, a passagem da morte para a vida, a ressurreição de Cristo. Neste ano, em que tudo o que queremos é celebrar a vida e a esperança por dias melhores, a Páscoa terá um significado ainda mais especial. E para tornar esse momento em família mais alegre e prazeroso, trouxemos dicas de como montar uma bela mesa de Páscoa repleta de amor.

A designer floral, decoradora, consultora de etiqueta à mesa e influencer Yves Dethyere montou especialmente para a Let´s Go uma mesa posta cheia de encantos. A floresta mágica no centro da mesa traz ludicidade, enquanto os ninhos com ovinhos de chocolate trazem um toque mais rústico. A profissional faz toda a produção com flores, mesa posta, aparador, com objetos do próprio cliente ou do seu acervo, e também disponibiliza os itens para aluguel e venda. “As pessoas estão investindo muito em itens para a casa e mesa posta, justamente por este momento que estamos vivendo, com eventos para a própria família, de uma forma mais intimista”, destaca Dethyere.

Se você é do tipo “faça você mesmo”, opções para a aquisição de itens de Páscoa não faltam em Salvador. Especializada em decoração, a loja Belfort Gift, localizada no Shopping Paseo, disponibiliza desde guardanapos finos e temáticos, passando por louças, jogo americano, até lindos coelhinhos decorativos de vários estilos. 

Na loja Camicado do Shopping Barra, também é possível encontrar objetos diferenciados como a guirlanda de ovinhos de Páscoa e o jogo de argolas para guardanapos com orelhas de coelho. Já na loja Clave de Sol, no Shopping Itaigara, além de coelhinhos em vários formatos, há uma variedade de itens de mesa posta.

Mesas pelo mundo

A table designer Carla Magalhães, que comanda o perfil @clubemesaposta no Instagram, acredita que não há momento mais oportuno para falarmos de mesa posta.  “A minha inspiração para este editorial foi a Páscoa. Para mim, é a esperança viva! É força, perseverança e prosperidade”, declarou. Carla defende que para fazer mesa posta é necessário ter coragem. Ou seja, utilizar o coração e a alma. “Faça uma mesa dando o seu melhor, não tenha medo de misturar cores, pratos ou até mesmo dar uma nova utilidade aos seus itens ou coisas que você jogaria fora”, ressalta.

Em uma de suas produções, Carla Magalhães utilizou um minibowl para criar um ninho. Da casca do ovo que ia jogar fora fez um arranjinho de flores e finalizou com amêndoas doces. Para os guardanapos, usou cores e estampas diferentes para cada lugar. “Reutilizei as cascas dos ovos para fazer os detalhes da decoração. Os ovos simbolizam o nascimento para uma nova vida e as frutas representam fartura e prosperidade”, explicou Magalhães. Para deixar a mesa ainda mais especial, os guardanapos ganharam uma dobradura de orelhas de coelhinho. 

Outra mesa apresentada por Carla foi a de Cidah Silva, da @florellaeventos. “Nessa criação, ela surpreendeu e encantou. Brincou com as cores e trouxe à mesa elementos que nos remetem a memórias afetivas. Ela utilizou a fraternidade e a empatia para decorar a mesa, ao usar as frutas como ponto de partida e desejo da anfitriã”, destacou Carla Magalhães. Também foi apresentada a produção de Marcio Leal, que montou uma mesa de chá de Páscoa para receber os amigos. “Márcio ganhou essas peças da mãe. Há mais de 50 anos pertencem à família, acompanham história e amor. Se você não tiver um serviço completo, pegue um item e outro, brinque com as misturas”, sugeriu a designer de mesas postas.