Foto: Divulgação / Sinduscon-BA
A espanhola Ana Espinel Valdivieso, presidente da Audiotec — uma das maiores empresas de engenharia acústica da Europa — estará em Salvador nesta sexta-feira (3) para ministrar palestra na Sexta da Construção, iniciativa do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado da Bahia (Sinduscon-BA). Será sua primeira visita ao Brasil.
Com o tema “Simulação acústica da cidade: ferramenta de planejamento urbano e projeto”, a apresentação acontece a partir das 8h, com mediação da arquiteta Débora Barretto, CEO da Audium, empresa baiana com atuação nacional e internacional, sediada em Salvador e Dubai.
Segundo o presidente do Sinduscon-BA, Alexandre Landim, trazer especialistas de renome mundial é estratégico para alinhar inovação global às demandas locais da construção civil. “Esse encontro, viabilizado com o apoio da Audium, reforça nosso compromisso com a excelência técnica e a transferência de conhecimento”, afirma.
A assessora técnica do sindicato, Angela Andrade, doutora em engenharia industrial, reforça a relevância do momento: “Ana Espinel é referência internacional e trará soluções inéditas aplicadas ao ambiente urbano e às edificações”.
O debate sobre acústica urbana ganha força diante dos impactos que o ruído exerce no desempenho construtivo. “Esse fator pode influenciar significativamente os custos da obra, exigindo maior ou menor investimento em soluções”, explica Landim.
Já o diretor de Obras Públicas do Sinduscon e organizador do evento, Geraldo Menezes, destaca o papel do mapeamento de ruídos como indicador para o planejamento das cidades: “O controle do nível de ruído nas habitações tem impacto direto na saúde mental e no conforto dos moradores. Identificar esses dados na fase de projeto permite especificar materiais adequados e mitigar o desconforto causado pelo excesso de ruído”.