Arquitetura & Decoração

Elano Passos leva seu traçado essencialista a Casas Conceito 2023

Obras do artista plástico baiano imprimem sutileza e autenticidade nos ambientes das arquitetas Nath Veloso e Paula Moura

Elano Passos leva seu traçado essencialista a Casas Conceito 2023
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

28/07/2023 4:35pm

A sutileza e o encantamento dos traços do artista plástico Elano Passos criam uma aura perfeita para o tema “Memórias”, que inspira a quinta edição da Casas Conceito, este ano ambientada na Rua Chile, a primeira rua da capital baiana. Não à toa, ele foi convidado a dedicar seu talento para dois espaços que prometem ser destaque na mostra, que começa próximo dia 1º de agosto (terça-feira).

Para o Porte Cochere Akangatu (entrada coberta para veículos embarcarem e desembarcarem passageiros), assinado pela arquiteta Nath Veloso, ele assina um mural de 21m² que exalta uma mulher indígena imersa numa paisagem soteropolitana imaginária, onde ocas conectam-se com a primeira rua do Brasil. Já para a Suíte do Farmacêutico, da arquiteta Paula Moura, ele criou uma coleção de guardanapos emoldurados, que surpreende pelo equilíbrio preciso entre simplicidade e sofisticação.

No espaço nomeado de Akangatu – que significa “memória” em tupi – o mural de Elano faz reverencia a ancestralidade indígena traduzida na força e representatividade feminina. “Toda arte se transforma em resgate afetivo e me deixa ainda mais feliz quando trata de assuntos históricos e culturais brasileiros. O convite de Nath para pintar uma indígena me fez mergulhar em elementos da natureza, mas principalmente relacionar as moradias indígenas com a primeira rua do Brasil, suas histórias e encantos arquitetônicos”, comenta Elano.

Já no espaço assinado por Paula Moura, o público conhecerá a Suíte do Farmacêutico, espaço em que a arquiteta Paula Moura homenageia seu avô, que era dono da Farmácia Chile, um então ícone pioneiro no comércio baiano. A parceria com Elano deu mais do que certo ao descobrirem que as famílias de ambos têm uma grande ligação com o ramo de farmácias a ponto de se conhecerem.  “Isso é o que eu chamo de encontro estrelar, parece que é o universo conspirando para que tudo dê certo”, comemora Paula. 

Nas paredes da Suíte do Farmacêutico, a coleção de guardanapos emoldurados de Elano despertará memórias e vivências do cotidiano da cidade de Salvador.