Arquitetura & Decoração

Curadoria da Empório Decor é destaque em dois ambientes na V MOSTRA Casas Conceito

O Grupo Empório está presente na decoração dos ambientes da “Bilheteria” e “Tea Room”, com os arquitetos Nath Veloso e Filipe Cady

Curadoria da Empório Decor é destaque em dois ambientes na V MOSTRA Casas Conceito
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

22/08/2023 4:16pm

Se a primeira impressão é a que fica e leva menos de 30 segundos para ser formada pelo cérebro, a comunicação visual e sensorial são responsáveis por vencer esse grande desafio, que não tem uma segunda chance, de acordo com o americano Tom Peters, especialista em práticas de gestão de negócios.

Quem visitar a V Mostra Casas Conceito, na Rua Chile, Centro Histórico de Salvador, vai entender e comprovar esse ditado. É que o portal de entrada, a bilheteria do evento, onde as pessoas chegam de carro, ganhou duas paredes com um jardim vertical que totaliza 25 m2 para abrir a mostra recepcionando todos os visitantes com uma criação que faz alusão à flora brasileira e causa um impacto altamente positivo, de primeira.

O ambiente é assinado pela arquiteta Nath Veloso e tem produção de um paisagismo ultra moderno da Empório Decor, composto de plantas, flores, sementes especiais e folhagens com padrões exclusivos, tapetes mistos de grama de musgo, galhos e troncos. Criado pela Designer Floral e também CEO do Grupo Empório, Elis Piñón, o painel verde encanta de imediato pela infinidade de elementos biofílicos que ajudam a aumentar a sensação de bem-estar geral, aconchego e beleza. Uma tendência que traz os benefícios da essência da natureza para criar espaços agradáveis, inspiradores, confortáveis e elegantes, e que elevam até a produtividade, com a sensação de acolhimento com essa reconexão inconsciente com o meio ambiente.

“A natureza fundamenta a arte do nosso Ateliê de Criação, que conta com uma equipe altamente qualificada da Empório Decor para planejar e executar projetos de ambientações instagramáveis e personalizadas, com design exclusivo, prático e sustentável. Como jardins verticais e suspensos, terrários, jardineiras, paredes vivas e backdrops, com vegetação permanente, sem necessidade de poda, versátil em espécies e texturas naturais, frescas e desidratadas. Tudo isso somado à qualidade, beleza e durabilidade dos materiais e um acervo que só a Empório tem”, declara Elis.

Diferenciais que vêm da maturidade e da qualidade da curadoria da Empório, segundo o consultor de arquitetura e decoração do Grupo, Márcio Sobral, que atende os profissionais da área e está neste mercado há mais de uma década.

"A Empório Decor possui uma loja conceito com uma grande versatilidade e qualidade desde o design dos produtos até peças clássicas e contemporâneas, trazendo conceitos inovadores e tendências atemporais, com diferentes texturas, louças nobres, formatos orgânicos e brutalismo, o que nos permite atender todos os estilos de arquitetura e decoração, como acontece agora nos ambientes que fazemos parte na Casas Conceito, com a essência e o olhar apurado da empresária Elis Piñón. Um diferencial imenso na composição final dos dois cenários”, avalia o consultor.

A arquiteta Nath Veloso concorda. ”A curadoria da Empório também chegou aos objetos de decoração. Como peças em cerâmica e cestarias que remetem a uma cultura que me inspira como o maior patrimônio da sociedade, perpetuando valores. Foi com esse sentimento que projetei o espaço para vivermos a memória indígena através de um olhar arquitetônico moderno. Uma conexão que também fizemos com o mobiliário do artista Sérgio Matos, como a poltrona Batinga, que exalta a árvore de tronco resistente e flores de perfume suave, e o balanço Cariri, mais um design de identidade, assim como o mural que tem a arte de Elano Passos, retratando, em nanquim, os indígenas inseridos na nossa paisagem de Salvador”, comenta a responsável por este grande destaque da Casas Conceito 2023, intitulado "Porte Cochere Akangatu - Uma entrada para a memória indígena”.

“Memórias”

Nesta edição, a empresária e idealizadora da Casas Conceito, Andréa Velame, leva o público a uma experiência na rua mais antiga do Brasil trazendo memórias revisitadas pelo que há de mais atual em arquitetura e decoração no mundo. Lembranças que também inspiraram e nortearam o ambiente do arquiteto Filipe Cady, do Studio Cady. “Este ano meu escritório completa cinco anos de mercado e tive o desafio de participar exatamente da quinta edição da Casas Conceito conectando minhas lembranças de infância para o projeto do ‘Tea Room’, a ‘Sala de Chá’ da mostra. Um ambiente de 24 m2, pé direito de 3,5m, onde quis inovar trazendo o conceito de um espaço de descompressão, para tomar um chá e descansar, meditar, ler um livro, contemplar um momento de prazer ou receber a família e amigos para, simplesmente, aproveitar o tempo”, explica Cady.

Para falar de passado, presente e futuro, ele passou por um processo introspectivo e contou com a curadoria da Empório Decor para sobrepor essas camadas de memórias em cada detalhe, elemento e textura, criando uma atmosfera multissensorial. "Ter a Empório ao nosso lado foi muito importante, porque foi um parceiro que a gente conseguiu trazer objetos de decoração e adornos que traduzem a identidade que a gente estava buscando e que tinham as características e pecas de design sofisticadas, que me ajudaram a contar essa história que carrega a minha trajetória de vida”, declara o arquiteto.

Para ele, o destaque vai para o balanço perto da jabuticabeira, que remete a uma lembrança muito simples da sua infância na fazenda da bisavó, onde também brincava perto da árvore em um balanço. Uma emoção que ele espera compartilhar para levar os visitantes a uma reflexão de suas próprias memórias e a uma experiência parecida com a de um museu, contando a história de um lugar e de um determinado tempo. “O link que a Empório criou com Filipe foi a partir do conceito de família e da simplicidade do seu olhar de menino do interior com referências em um formato mais elegante e sofisticado, com peças de animais em madeira, esculturas e a escolha de uma louça orgânica”, completa Márcio Sobral.

Uma estreia perfeita para a Empório Decor na Casas Conceito, sendo reconhecida pelo seu grande potencial em apenas um ano de mercado, numa mostra regional, com peso nacional e qualidade internacional, que serve como uma grande janela para apresentar toda a qualidade e versatilidade do Grupo.

“Foi uma grande alegria para a Empório assinar as peças deste projeto tão afetivo e encantador, como o de Filipe Cady e Nath Veloso, numa aliança que tem um cuidado primoroso em cada escolha para valorizar o trabalho de todos de forma surpreendente e com um alto padrão de entrega”, avalia Elis Piñón.