Arquitetura & Decoração

Banco DC3, da Fahrer, comemora um ano da premiação Platinum do A'Design Award and Competition

Banco DC3, da Fahrer, comemora um ano da premiação Platinum do A'Design Award and Competition
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

29/08/2023 11:52am

No cenário do design de mobiliário autoral brasileiro, o estúdio Fahrer marcou um ano memorável para a sua icônica criação: o banco DC3. Este agosto trouxe uma celebração dupla para os irmãos Jack e Sergio Fahrer, os designers por trás desta peça notável, que não apenas se destacou, mas conquistou o coração do mundo do design ao receber o prestigioso prêmio Platinum na categoria principal de Design de Mobiliário no A'Design Award and Competition.

Este concurso, que é conhecido por ser um dos mais abrangentes e conceituados no universo do design global, concedeu ao banco DC3 a honra máxima no segmento. Inspirada no lendário avião Douglas DC3, a peça é uma homenagem que vai além do visual, refletindo as raízes e o espírito inovador do estúdio brasileiro.

Os irmãos Fahrer trazem em seu DNA a paixão pelo aeromodelismo, um interesse cultivado desde a infância. As memórias das brincadeiras na fábrica de luminárias do avô, na Argentina, serviram como um solo fértil para a sua criatividade. Lá, eles montavam, desmontavam e recriavam brinquedos, especialmente pequenos aviões. Essas memórias influenciaram profundamente o design do banco DC3, que incorpora as delicadas nervuras estruturais das asas da aeronave, habilmente traduzidas através da utilização de madeira multilaminada.

No âmago da criação deste banco, está a técnica de multilaminação patenteada pelo próprio estúdio Fahrer. Esta técnica inovadora não apenas curva a madeira de maneira única, mas também ecoa o compromisso da Fahrer com um processo construtivo verdadeiramente criativo. Uma busca contínua pela excelência e uma dedicação incansável à autenticidade são aspectos que fluem através das fibras dessa técnica especial.

No entanto, o legado do banco DC3 não se limita apenas ao seu apelo estético e à maestria ergonômica. A sustentabilidade é um pilar fundamental no ethos da Fahrer. Movendo-se em harmonia com os princípios ambientais, o banco é moldado usando a técnica de corte CNC, visando minimizar qualquer desperdício. Isso se combina com o uso exclusivo de matérias-primas certificadas e materiais atóxicos à base de água, incluindo a cola e o verniz.

Ao celebrar este aniversário de um ano desde a conquista do prêmio, a Fahrer não apenas comemora uma vitória no mundo do design, mas também reafirma o seu compromisso com a criatividade autêntica e a sustentabilidade intransigente. O banco DC3 é mais do que uma peça de mobiliário; é uma manifestação tangível da paixão, da inovação e dos valores enraizados que impulsionam a Fahrer a ir além do comum e a criar designs que resistem ao teste do tempo.