Arquitetura & Decoração

Avell estreia na CASACOR Bahia em parceria com João Gabriel com ateliê retrofuturista que celebra Tebas

Avell estreia na CASACOR Bahia em parceria com João Gabriel com ateliê retrofuturista que celebra Tebas
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

20/08/2025 4:35pm

Fotos: Let's Go Bahia

Avell participa pela primeira vez da CASACOR Bahia 2025 com um projeto que une potência tecnológica, memória e criação artística. Em parceria com o arquiteto João Gabriel — apontado pela Casa Vogue como um dos 50 profissionais mais influentes da arquitetura brasileira — a marca apresenta o ambiente O Ateliê de Tebas, um espaço retrofuturista que revisita o legado do arquiteto negro Joaquim Pinto de Oliveira, o mestre Tebas, em diálogo com o presente.

Inspirado por referências do design mid-century, o ambiente propõe um ateliê criativo que Tebas poderia ocupar hoje, mesclando materiais tradicionais, curadoria artística e soluções tecnológicas de ponta. Os notebooks de alta performance da Avell são parte fundamental do conceito, posicionados como ferramentas de criação e pesquisa. Aqui, a tecnologia vai além do suporte: torna-se linguagem e extensão da proposta criativa. “A CASACOR é um acontecimento que une inovação e conceito, e fazer parte desta experiência é um orgulho. Atualmente, 50% do nosso público é formado por profissionais de alto rendimento e queremos mostrar aos arquitetos, designers e engenheiros como a tecnologia pode potencializar a rotina profissional, com ganhos de qualidade e produtividade”, afirma Vladimir Rissardi, CEO da Avell.

O projeto preserva elementos originais do imóvel, como piso de ladrilho hidráulico, forro de madeira e paredes de adobe, mantendo visíveis as marcas do tempo. A biblioteca cenográfica, inspirada nos antigos rádios de válvula, é um dos destaques, evocando um futuro imaginado no passado. A curadoria mistura peças de antiquário com mobiliário contemporâneo, criando um campo de encontro entre eras.

Sem imagens oficiais de Tebas, João Gabriel convidou artistas negros contemporâneos para reinterpretar sua presença simbólica. Obras de Emerson Rocha (Saturno), Rynnard e Elson Júnior ocupam o espaço, enquanto um mural criado pelo próprio arquiteto aproxima Tebas dos profissionais negros que hoje moldam a arquitetura brasileira.

Mais do que um ambiente de mostra, o Ateliê de Tebas é uma experiência imersiva que reposiciona narrativas e propõe novos pontos de partida para a arquitetura. Ao lado de João Gabriel, a Avell reforça seu compromisso com inovação, criatividade e protagonismo cultural.

A CASACOR Bahia 2025 reúne mais de 40 ambientes assinados por 54 profissionais consagrados e estreantes, incluindo lojas, café, bar e o restaurante Genaro, comandado pelo chef Vini Figueira. A mostra acontece em Salvador, oferecendo ao público uma experiência completa no universo da arquitetura, do design e da gastronomia.

A mostra segue até o dia 7 de setembro, na Av. Sete de Setembro - Casa Nossa Senhora das Mercês, 1105 - Campo Grande.