Arquiteta Camila Maia homenageia Padre Luís em ambiente da CASACOR Bahia 2025
Living Conclave convida à reflexão espiritual e traz acervo pessoal do religioso como destaque no Convento das Mercês
Foto: Divulgação
Pelo sexto ano consecutivo, a arquiteta Camila Maia participa da CASACOR Bahia, que segue em cartaz até o dia 9 de setembro, no histórico Convento das Mercês, em Salvador. Nesta edição de 2025, Camila assina o Living Conclave, um ambiente que propõe uma pausa para escuta e introspecção, inspirado no processo de escolha do Papa – o conclave – e que presta homenagem ao Padre Luís Simões, pároco da Igreja da Vitória.
O espaço carrega não apenas referências simbólicas e espirituais, mas também peças originais do acervo pessoal de Padre Luís, cuidadosamente integradas ao projeto. Entre os itens em destaque estão uma Bíblia Sagrada do século XVII; uma escultura de Cristo, presente de Carlos Medrado; fotografias com o Papa João Paulo II; o livro Bíblia Citações Pinturas de Carlos Araújo, com assinatura original do Papa Bento XVI e a bata do próprio Padre Luís, que será nomeado cônego nesta quarta-feira (06), em cerimônia na Catedral Basílica.
“O Conclave é um chamado ao recolhimento, à escuta e à reconexão com o essencial. Trazemos o sagrado para o centro do ambiente, de forma respeitosa e sensível, unindo arte, história e espiritualidade”, destaca Camila Maia.
O Living Conclave propõe um ambiente de contemplação e equilíbrio, valorizando não apenas o design, mas também o poder simbólico da fé e da memória afetiva — com uma curadoria que celebra a trajetória de Padre Luís e sua relevância espiritual e cultural.