Arquitetura & Decoração

Apartamento inteligente: as vantagens da automação residencial

Apartamento inteligente: as vantagens da automação residencial
Da Redação

Da Redação

04/05/2021 10:30am

A automação residencial é um sistema eletrônico e digital em que é possível controlar o acionamento automático de diversos dispositivos. Ela permite a programação da temperatura, iluminação, som, etc., por meio de smartphones, tablets e computadores. Com ela dá para acender as lâmpadas antes mesmo de chegar em casa, por exemplo. Por isso, é cada vez mais comum encontrar empreendimentos de todos os tipos já preparados para receber esse tipo de tecnologia. Nesse contexto, o Apto, plataforma que conecta potenciais compradores de imóveis novos a empreendimentos, construtoras e imobiliárias em todo o Brasil, explica porque esse tipo de facilidade é tão importante hoje em dia e quais as vantagens de morar em um apartamento conectado.

"As pessoas estão cada dia mais exigentes na busca pelo lar perfeito. Nesse sentido, a automação residencial pode facilitar o dia a dia, em muitos aspectos. É possível, por exemplo, controlar e agendar o acionamento automático de diversos dispositivos, como lâmpadas, ar-condicionado e até mesmo eletrodomésticos, evitando o desperdício de eletricidade. Com o sistema, também é possível garantir maior segurança, por meio de alarmes digitais integrados. Por isso, investir em um apartamento ‘inteligente’ vai além do conforto: possibilita economia com energia e água, e deixa o seu apartamento mais protegido", comenta Alex Frachetta, CEO do Apto.

Pensando nisso, o Apto selecionou 3 vantagens que explicam porque a automação residencial é tão importante hoje em dia.

Segurança: Uma das principais vantagens de apostar em um sistema como esse, é poder viajar ou sair tranquilamente, sem se preocupar se a casa vai estar "inteira" no retorno. Esse tipo de automação conta com alarmes que detectam rapidamente incidentes como vidros quebrados, incêndios, picos de corrente elétrica e até, movimentos suspeitos, na ausência de moradores. Dessa forma, se houver qualquer tipo de problema, será possível evitar um desastre ainda maior.

Praticidade e Conforto: Outro ponto importante é que, esse tipo de tecnologia permite deixar o lar sempre perfeito. Por exemplo, em um dia de muito calor é possível acionar o ar condicionado antes mesmo de chegar no apartamento. Além disso, com esse sistema não é necessário levantar para abrir ou fechar janelas e cortinas, acender ou apagar as luzes e, até mesmo colocar uma música, já que tudo pode ser feito com apenas um clique.

Economia de Energia e água: A automação também contribui para redução de custos com energia elétrica e água. Basta configurar regras de segurança para não deixar luzes acesas e torneiras abertas sem necessidade.