Lifestyle

Sexta-feira da Proteção é realizada na Colina Sagrada e marca o início de 2026

Sexta-feira da Proteção é realizada na Colina Sagrada e marca o início de 2026
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

02/01/2026 1:05pm

Fotos: Luanne Ribeiro

No segundo dia do ano, fiéis e devotos do Senhor do Bonfim são convidados a subir a Colina Sagrada para participar da tradicional Sexta-feira da Proteção, que acontece nesta sexta-feira (2) e marca simbolicamente o início de 2026 para a comunidade católica. A programação conta com 13 missas campais, iniciadas às 5h, com celebrações ao longo do dia até às 18h.

Com o propósito de incentivar os participantes a apresentarem seus pedidos e agradecimentos para o novo ano, caixas serão disponibilizadas na Praça Senhor do Bonfim e na Basílica Santuário, onde os fiéis poderão depositar papéis com suas súplicas. A incineração dos pedidos está marcada para o dia 9 de janeiro (sexta-feira), após a missa das 17h, mantendo a tradição de entrega simbólica das intenções ao Senhor do Bonfim.

Algumas celebrações terão transmissão ao vivo. As missas dos horários de 7h, 11h, 17h e 18h poderão ser acompanhadas pelo canal oficial do Santuário do Senhor do Bonfim da Bahia no YouTube, permitindo que devotos de outras localidades também participem do momento de fé e proteção.