Muitas casas foram transformadas em ambiente de trabalho durante a pandemia. Com o confinamento, sobretudo no caso de quem tem dependentes, os serviços domésticos aumentaram. Assim, otimizar o tempo com as tarefas profissionais e do lar, sem perder o foco da importância de cada uma delas, é essencial para evitar sobrecarga, estresse e ansiedade neste cenário de múltiplas funções simultâneas.
Historicamente, recaem sobre as mulheres a maior parte da tarefa de cuidar dos outros. Segundo dados do IBGE, de 2019, elas dedicam 18,5 horas semanais, em média, aos afazeres doméstico e ao cuidado com outras pessoas, 80% a mais do que a média semanal dos homens (10,3). A partilha das responsabilidades e a gestão do tempo se colocam como ações necessárias para evitar, inclusive, a Síndrome de Burnout, distúrbio causado pela exaustão extrema relacionada ao trabalho.
Para Wladimir Martins, presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos Seccional Bahia (ABRH-BA), lidar com as 24 horas disponíveis por dia é essencial. “A sensação de falta de tempo é algo que assola o mundo, por exemplo, por estarmos expostos a muitos fatores, como o excesso de informação. Se não tivermos um bom planejamento, nossa qualidade de vida pode ser afetada de maneira negativa. Saber gerir o tempo é uma competência primordial que todo profissional deveria ter”, avalia.
Para ele, é preciso saber jogar a favor de si mesmo. “Em home office, não há tempo gasto com deslocamento. Desta forma, é possível realizar atividades domésticas ou de cuidados pessoais neste intervalo. É preciso equilibrar o tempo disponível para cada coisa. Este planejamento, inclusive, afeta a motivação”, sinaliza Wladimir.
Profissional com mais de vinte anos de atuação na área de gestão organizacional e desenvolvimento humano, Wladimir destaca que a pressão do que acontece ao redor pode influenciar no bem-estar e na produtividade. Ele dá as seguintes dicas para evitar um cenário caótico no trabalho remoto:
- Procure o ambiente mais silencioso da casa para trabalhar;
- Mantenha seu ambiente de trabalho limpo e organizado;
- Evite procrastinar;
- Mantenha o fluxo de trabalho sob controle;
- Cumpra os prazos;
- Converse com quem você convive sobre a importância de dividir as tarefas de casa;
- Separe um tempo para cuidar de si;
- Se precisar de reforço no apoio psicológico especializado, procure ajuda profissional.