Lifestyle

ODOYÁ IEMANJÁ

O dia hoje é dela! Iemanjá, nossa rainha do mar.

ODOYÁ IEMANJÁ
Da Redação

Da Redação

02/02/2022 7:30am

Este orixá africano feminino, faz parte da religião do candomblé e de outras religiões afro-brasileiras e é considerada padroeira dos pescadores, jangadeiros e marinheiros, sendo também protetora  dos lares, das crianças e das gestantes.

Iemanjá era a orixá de uma nação iorubá, os Egba, que viviam inicialmente em um local no sudoeste da Nigéria, entre Ifé e Ibadan, onde há um rio chamado Yemanjá.

No século XIX, por causa das guerras entre povos iorubás, os Egba foram obrigados a se afastar do rio Iemanjá e passaram a viver em Abeokuta. No entanto, continuaram cultuando a divindade, que segundo a tradição, passou a viver em um novo rio, o Ògùn.

Também conhecida por Yemanjá, Iyemanjá, Yemaya, Yemoja ou Iemoja, seu nome é derivado da expressão Iorubá, "yeye ma ajá", que quer dizer "mãe cujos filhos são peixes".

No Brasil, seu dia é comemorado em diferentes datas, dependo do estado. Em São Paulo a comemoração é no dia 8 de dezembro pelos umbandistas e no Rio de Janeiro, ela é muito celebrada no dia de Ano Novo, com vários rituais de Passagem de Ano. No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina ainda existe o sincretismo entre Iemanjá e Nossa Senhora dos Navegantes (por isso que algumas imagens de Iemanjá são representadas por uma mulher branca, uma referência à santa católica).

Aqui na Bahia, mais especificamente na nossa capital, no dia 2 de fevereiro, é comemorada sua festa, a qual é considerada como a maior festa em honra a este orixá. Neste dia, tradicionalmente, milhares de pessoas se vestem de branco e vão às praias depositar oferendas, como espelhos, joias, comidas, perfumes e outros objetos.

Por conta da pandemia do Coronavírus, mais uma vez não teremos a tradicional Festa de Iemanjá, realizada no bairro do Rio Vermelho. Mas a nossa fé permanece firme e forte neste dia que também coincide com a festa da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo, da Igreja Católica, que também é venerada com os títulos de Nossa Senhora da Luz, da Candelária, das Candeias, entre outros.

ODOYÁ IEMANJÁ!