Foto: Divulgação
O Museu Carlos e Margarida Costa Pinto (MCMCP), localizado no Corredor da Vitória, em Salvador, realizará entre os dias 27 e 29 de março, das 9h às 17h, o curso "Segurança de Acervos em Biblioteca e Arquivo". A capacitação será ministrada pelo professor doutor Fabiano Cataldo, referência internacional na área de patrimônio bibliográfico e conservação preventiva.
Destinado a museólogos, bibliotecários, arquivistas, conservadores, restauradores, seguranças, brigadistas, estudantes e profissionais que atuam em acervos culturais e documentais, o curso abordará metodologias e estratégias para a proteção patrimonial, com aulas presenciais, conteúdo teórico, estudos de casos e debates.
Entre os temas discutidos, estão a segurança física dos acervos, políticas de acesso e circulação, equilíbrio entre difusão e proteção, além de estratégias eficazes para organização e preservação de coleções. Para Fabiano Cataldo, a proposta é ampliar a compreensão sobre segurança patrimonial. “Roubos, furtos e atos de vandalismo podem comprometer a continuidade de um patrimônio. No contexto do gerenciamento de riscos, a segurança exige conhecimento e a aplicação de práticas adequadas”, explica.
A museóloga e diretora executiva do MCMCP, Bárbara Santos, destaca que a iniciativa integra um programa de capacitações promovido pelo museu em parceria com a Tecnomuseu, com o apoio do ICOM Brasil e da Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte do Rio de Janeiro (REDARTE/RJ).
“Nosso objetivo é contribuir para a formação e segurança dos profissionais responsáveis por acervos culturais e documentais. Queremos apresentar boas práticas e métodos de preservação que podem ser aplicados sem grandes investimentos”, afirma.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo link https://www.even3.com.br/segurancaacervos/. As vagas são limitadas e os participantes receberão certificado de conclusão.