Foto: Francisco Moreira
O mercado de Comunicação da Bahia passa a contar com uma iniciativa inédita voltada à valorização da liderança feminina e da experiência profissional. Idealizado pela publicitária e diretora de Publicidade da Prefeitura de Salvador, Lília Lopes, o projeto ‘Conectando Gerações’ foi lançado com a proposta de promover mentorias, trocas de saberes e conexões estratégicas entre mulheres com mais de 40 anos e universitárias ou recém-formadas em Publicidade e Propaganda.
Com duração inicial de um trimestre, o projeto reúne profissionais consolidadas do setor e jovens em início de carreira, criando um espaço de aprendizado mútuo, escuta ativa e fortalecimento de redes. A iniciativa nasce como resposta a uma lacuna histórica do mercado, que ainda enfrenta desafios na valorização da experiência feminina e na ocupação de mulheres em posições de decisão.
“Criamos este projeto porque reconhecemos um déficit do mercado em valorizar a potência das mulheres que constroem, até hoje, a Comunicação na Bahia. Quando aproximamos profissionais experientes de jovens que estão iniciando suas jornadas, fortalecemos toda a cadeia produtiva do setor”, afirma Lília Lopes.
O ‘Conectando Gerações’ busca ampliar o repertório profissional das participantes mais jovens, oferecendo orientação prática sobre os desafios do mercado, possibilidades de atuação, diferenciais competitivos e estratégias de carreira. Ao mesmo tempo, promove o reconhecimento da trajetória de mulheres que ajudaram a consolidar a publicidade baiana, estimulando a permanência e o protagonismo feminino no setor.
Entre as mentoras confirmadas estão Renata Vidal, secretária de Comunicação da Prefeitura de Salvador; Aiméa Guedes (53), executiva de contas da JCDecaux; Marluce Barbosa (60), gestora comercial do Grupo A Tarde; e Renata Schubach (52), sócia e diretora de planejamento da Ideia 3.
A primeira edição, que teve abertura no dia 27 de novembro, conta ainda com a participação de Gilmara Almeida (52), sócia-diretora de Operações e Administrativo-Financeiro da BTS Comunicação; Claudia Lima (65), sócia-diretora e produtora da Janela do Mundo; e Mirtes Santa Rosa (44), sócia-diretora da Umbu Comunicação & Cultura.
Até janeiro de 2026, o projeto pretende se consolidar como um hub estratégico de formação e conexão, fortalecendo a presença de profissionais 40+ no mercado da Comunicação e contribuindo diretamente para a formação de novas comunicólogas a partir de referências locais e trajetórias inspiradoras.
“Nosso compromisso é ampliar a presença das mulheres na Comunicação e nos espaços de decisão. Queremos fortalecer esse encontro entre líderes experientes e a nova geração que está chegando. É uma troca que inspira ambos os lados e prepara essas estudantes para ocupar cargos estratégicos e de liderança no futuro”, conclui Lília Lopes.