Lifestyle

Livro que celebra a trajetória do Martagão Gesteira como patrimônio dos baianos será lançado no dia 18 de novembro

Livro que celebra a trajetória do Martagão Gesteira como patrimônio dos baianos será lançado no dia 18 de novembro
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

13/11/2025 1:03pm

Fotos: Hospital Martagão Gesteira / Liga Álvaro Bahia

A relevância do Martagão Gesteira para o Sistema Único de Saúde (SUS) e sua consolidação como um verdadeiro patrimônio dos baianos são temas centrais do livro “O Hospital da Minha Vida”, que será lançado no dia 18 de novembro, às 16h, no Museu Carlos e Margarida Costa Pinto, em Salvador.

A obra, escrita pelo cirurgião pediátrico Carlos Emanuel Melo, apresenta — a partir de fatos e memórias — a história de uma das mais importantes instituições de saúde da Bahia, sob o olhar de quem atua há 25 anos na linha de frente da causa da saúde infantojuvenil.

Um relato sobre cuidado, amor e compromisso social

“Quando decidi escrever este livro, um dos principais objetivos era mostrar para toda a sociedade o que acontece dentro daquele hospital — por que ele é tão importante e o que representa para milhares de famílias baianas que ali encontram acolhimento, amor, acesso à saúde de qualidade e cura”, afirma o autor, que abriu mão dos direitos autorais.

Toda a renda obtida com a venda da obra será revertida integralmente para o Martagão Gesteira, reforçando o compromisso do médico com a causa que defende há décadas.

Arte e palavras a serviço da solidariedade

O livro conta com ilustrações do artista plástico Elano Passos e prefácio do estrategista de comunicação e publicitário Nizan Guanaes, CEO da N Ideias. “São dois nomes de peso que se somam a este projeto e que acreditam na causa defendida pelo hospital”, destaca Melo.

Nascido em Salvador, Carlos Emanuel Melo é cirurgião pediátrico e gestor de unidades hospitalares. Formado pela Escola Bahiana de Medicina, realizou residência em Cirurgia Pediátrica e Cirurgia Geral no SUS de São Paulo.

Na Liga Álvaro Bahia, instituição filantrópica centenária que atua na área da saúde, Melo exerceu os cargos de diretor médico, superintendente e diretor-presidente. Atualmente, é superintendente geral da Liga, entidade mantenedora do Martagão Gesteira e responsável também pela gestão do Hospital Estadual da Criança, em Feira de Santana, e do Hospital da Criança de Maringá, no Paraná.

O lançamento de “O Hospital da Minha Vida” integra as comemorações pelos 60 anos do Martagão Gesteira. A obra mescla fatos históricos da instituição com experiências pessoais do autor, oferecendo um retrato humano e inspirador sobre o impacto social do hospital ao longo das décadas.

O livro já está disponível em pré-venda na Amazon..

Exclusivamente pediátrico, o Martagão Gesteira atende crianças e adolescentes de todo o estado da Bahia em 27 especialidades médicas. Somente em 2024, o hospital foi responsável por 66,7% das cirurgias oncológicas em pacientes de 0 a 14 anos; 47,9% dos tratamentos oncológicos; 43,1% das cirurgias cardíacas; e 17,6% das cirurgias neurológicas realizadas no estado. Anualmente, são realizados mais de 500 mil atendimentos, reafirmando o papel do Martagão como uma das instituições mais relevantes do Brasil em assistência pediátrica.