Lifestyle

Janelas Casa Cor

Janelas Casa Cor
Otávio Queiroz

Otávio Queiroz

23/11/2020 2:40pm

Por Anna Libório

Carlos Amorim, mais uma vez aplica a sua sensibilidade e inteligência, nesta inusitada mostra Casa Cor Bahia, a mostra surpreende baianos e turistas, que circulam por Salvador, pois as Janelas Casa Cor, estão encantando e muito além disso, permitindo que diversos tipos de públicos tenham acesso a tamanha beleza e harmonia!

Parabéns arquitetos e empresas envolvidas, empreender e acreditar no mercado local é sempre incentivador! Eu mais uma vez encantada por tanta beleza!

Janelas CASACOR Bahia ocupa a capital baiana durante 30 dias

Novo formato da mostra acontecerá entre os dias 12 de novembro e 12 de dezembro em diversos pontos da capital.Que novas formas de morar emergirão após a pandemia de COVID-19? Para onde nosso olhar será levado após tudo isso? Essas são algumas das reflexões propostas pelo projeto Janelas CASACOR, que estréia em Salvador no próximo dia 12 de novembro em diversos pontos da capital.

A ideia do novo formato é estabelecer uma conexão entre o mercado de arquitetura, decoração e paisagismo baiano com a cidade de Salvador, de forma ampla, democrática e com respeito aos protocolos de saúde e distanciamento exigidos pelas autoridades sanitárias.

“Seremos o primeiro grande evento da cidade nesse assombroso ano de 2020, em que ficamos trancados em nossas moradas, isolados de nossos afetos, em profundo sofrimento por reprimir nosso impulso gregário. E aí elas, as Janelas, foram nosso refúgio e nosso sopro de alegria. As Janelas foram uma forma de expressão e uma pequenina explosão de liberdade”, reflete Carlos Amorim, diretor da CASACOR Bahia.

O Janelas CASACOR Bahia acontecerá entre os dias 12 de novembro e 12 de dezembro, gratuitamente, com vitrines, contêineres e espaços de contemplação espalhados pelo Aeroporto de Salvador, Centro de Convenções, Salvador Shopping, Corredor da Vitória e Farol da Barra.

O esforço coletivo do time de arquitetos, decoradores e paisagistas baianos, com reconhecimento nacional, será o de conversar com aspectos da “nova normalidade”, apresentar inovações tecnológicas e, principalmente, traduzir em soluções práticas a versatilidade da casa que foi ressignificada pela pandemia, transformando-se em home office, escola, moradia e tantos outros usos.

“Para manter o nosso ofício, de fazer a CASACOR, que seu público fiel tanto aguarda, não nos refugiamos no mundo virtual no qual temos imergido. O Janelas CASACOR é esse testemunho: uma mostra física sem aglomerações, sem bilheteria, amplificada pela realidade virtual. Vitrines fechadas serão espalhadas por diversas áreas da cidade facilitando o acesso, inclusive, a um público ainda mais diversificado do que o nosso habitual. Nelas estará expressa nossa leitura do morar após o evento da pandemia da COVID-19”, resume Carlos Amorim, diretor da franquia na Bahia.

Conheça agora as janelas que vão mostrar aos baianos o novo morar proposto pela CASACOR Bahia 2020.

Janela do Morar com Arte

No Farol da Barra, uma instalação artístico-arquitetônica une Vik Muniz, artista plástico brasileiro internacionalmente renomado, e David Bastos, consagrado nome da arquitetura e do design de interiores nacional. David e Vik homenageiam a Bahia com a instalação de um cartão postal dentro do cartão postal do Farol da Barra. Trata-se de uma obra que ocupa a única parede de uma vitrine de vidro de 60m2 (12x5x2,60m): o frontispício da cidade, destacado o Elevador Lacerda, montado com miniaturas de cartões-postais. E o teto forrado com um céu de miniaturas de céus de cartões postais. A ambientação de David para a instalação é um espetacular piso de areia e um inusitado, mas tradicional mobiliário inteiramente branco, criando o perfeito ambiente hiperminimalista para a obra quase barroca de Vik.

Janela do Bem Viver

O Corredor da Vitória, área mais valorizada da cidade, terá um estúdio de 25m² no qual está embarcada tecnologia de alta performance e materiais de alto padrão, o que traduz a tendência de facilitar a ocupação das áreas mais centrais das cidades a uma população mais jovem. Além da vitrine física, executada pela GAM Arquitetos, haverá mais quatro versões virtuais assinadas pelos escritórios de Ana Paula Magalhães; de Ana Paula Guimarães e Thiago Manarelli, o TRPC Arquitetos (Beto Vilela, Cecília Miscow, Tiago Schultz e Vanessa Sampaio); e de Wesley Lemos – time de primeira linha dos arquitetos baianos.

Janela da Casa Viva

Vitrine inspirada na célebre loja “As Pandoras”, de Sizininha Simões pioneira do design moderno de interiores da Bahia. Foi Sizininha, inclusive, quem inventou o contêiner outdoor no fim dos anos 1980; nele, a cada quinzena, um arquiteto redecorava o ambiente causando sensação na mídia da época. O projeto é da arquiteta Ana Paula Magalhães, uma das mais celebradas da Bahia e vai ocupar o Salvador Shopping.

Janelas da Nova Morada

Os saguões e foyers do novo Centro de Convenções Salvador, implantado na Praia da Boca do Rio, vão abrigar um conjunto de sete vitrines empolgantes.

1. Um estúdio de TV da BAND, com design especial assinado pelas arquitetas Celeste Leão e Mila Peixoto, onde será produzido material para nossos parceiros de mídia: a programação BAND para o segmento, inclusive um programa diário que vai estrear no período do Janelas CASACOR; além de programas em parceria com o Grupo A Tarde.

2. A arquiteta Luciana Paraíso experimenta o design ousado de premiados ateliês nacionais, que ganha destaque em nossa mostra.

3. O arquiteto Wesley Lemos empresta o peso da diversidade de sua formação para criar uma vitrine que ilustra o morar de um estilista, com forte presença do design brasileiro modernista em peças originais, mesclado com a vigorosa obra de artistas plásticos baianos que reinterpretam símbolos da africanidade.

4. O escritório TRPC Arquitetos (Beto Vilela, Cecília Miscow, Tiago Schultz e Vanessa Sampaio), que já tem cultuadores de seu sofisticado estilo cool, aposta na erudição para criar um repertório de explosões de cores que certamente nos fará repensar nossas moradas e abrigará obra de Bel Borba criada especialmente para a mostra, e o trabalho geométrico e multicolorido de Almandrade.

5. Dinah Lins, presença constante na CASACOR, traz para o Janelas sua visão descontraída e atraente do morar, com um ambiente que homenageia a cantora Daniela Mercury, artista que é defensora de valores de inclusão artística e social e musa da diversidade.

6. Stephanie Mattos assina o disputado espaço Deca, renovado pelo frescor criativo e pelo arrojo da arquiteta.

7. E, finalmente, Caio Bandeira e Tiago Martins, badalado escritório que transita entre Salvador, Praia do Forte e São Paulo, assinam a vitrine icônica do novo morar, erguida em ângulo, de ponta cabeça; uma instalação que simboliza perfeitamente as incríveis mudanças que o 2020 nos trouxe.

Janela do Viajante

O Aeroporto de Salvador abrigará em seu check-in a vitrine de Bruna Oliveira, designer de interiores que lidera o programa “Meu Aconchego”, da BAND. Veterana de CASACOR e responsável por inúmeros cases de sucesso comercial na mostra, ela nos apresenta uma vitrine praiana cujo objetivo é estimular o visitante a retornar para a bela Salvador.”

Demais! Vamos visitar esses pontos já!