Lifestyle

Instituto Cervantes promove intercâmbio cultural com destaque para o Candombe e estreia internacional de filme histórico

Instituto Cervantes promove intercâmbio cultural com destaque para o Candombe e estreia internacional de filme histórico
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

29/11/2025 8:30pm

Fotos: Divulgação / Darana RP

O Instituto Cervantes de Salvador foi palco, na noite da última quarta-feira (26), de um encontro multicultural que uniu África, Brasil, Espanha e Uruguai. A programação contou com a conferência “As raízes do Candombe”, apresentação do espetáculo Alma de Tambor – Candombe na Bahia, além de uma degustação de vinhos uruguaios, com a presença do cônsul-geral do Uruguai, Alejandro Mongrell. 

Paralelamente, o Cine Glauber Rocha recebeu os cônsules Ricardo Cortes (Portugal), Augustin Núñez (Argentina) e Ignacio Pérez Cambra (Espanha), convidados pelo diretor do Instituto Cervantes, Luís Ángel Macías Amigo, para a estreia internacional do documentário “Bahia 1625. Historia sobre lienzo”, de Antonio Pérez Molero, filme exibido pela primeira vez no 51º Festival Ibero-americano de Huelva.

A manifestação do Candombe, apresentada pelo Grupo Cuareim 1080, evidenciou a forte conexão afro-uruguaia com a cultura baiana, especialmente nos terreiros, nas ladeiras e nos cortejos. Mongrell destacou que a ação integra as celebrações do bicentenário da Independência do Uruguai, marcadas por iniciativas de intercâmbio cultural em Salvador, como visitas à Funceb e ao projeto Quabales.

Já o documentário, que teve lançamento mundial no Cine Glauber Rocha, revela a história por trás de uma pintura que retrata a batalha entre Espanha e Holanda na Bahia, em 1625 — uma descoberta que resgata um episódio marcante da colonização. A sessão contou com diversas autoridades civis e diplomáticas, e a estreia comercial do filme está prevista para 4 de dezembro, na Espanha. No Brasil, a data de lançamento ainda será definida.