Foto: Shutterstock
O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) atualizou, nesta sexta-feira (3), o boletim de balneabilidade das praias baianas, indicando 17 pontos considerados impróprios para banho neste final de semana. A análise, realizada semanalmente, busca garantir a segurança dos banhistas, monitorando a qualidade da água em locais estratégicos ao longo da costa.
As praias classificadas como impróprias são: São Tomé de Paripe, Tubarão, Periperi, Penha, Bogari, Bonfim, Pedra Furada, além de pontos específicos no Rio Vermelho (Paciência e Largo de Santana), Buracão, Armação, Boca do Rio, Corsário, Patamares, Lagoa de Pituaçu, Lagoa do Abaeté e Farol de Itapuã.
O monitoramento baseia-se na presença de Escherichia coli, microrganismo indicador de poluição fecal recente. As amostras são coletadas ao longo de cinco semanas consecutivas, classificando as praias em categorias que vão de “Excelente” a “Imprópria”. Para maior clareza, os resultados finais são resumidos em duas classificações: “Própria” ou “Imprópria”.
Os dados são divulgados semanalmente no site do Inema e no aplicativo “Vai Dar Praia”, disponível para Android e iOS. A ferramenta permite aos usuários consultar, em tempo real, a qualidade das praias antes de planejar atividades recreativas.