Três anos depois de ter sido o primeiro hospital na Bahia acreditado pela Joint Commission International (JCI), líder mundial em certificação de organizações de saúde, o Cárdio Pulmonar (HCP) conquistou a recertificação e continua sendo o único hospital na Bahia com a chancela da JCI. Dessa vez, por conta das restrições da pandemia da Covid-19, durante cinco dias a detalhada avaliação da equipe multidisciplinar da JCI foi feita on-line.
A cada três anos, uma auditoria atesta o cumprimento dos padrões de qualidade e segurança internacionais nas unidades certificadas. Esse ano, como diz a diretora superintendente Iolanda Peltier, a avaliação remota por conta da pandemia foi um desafio a mais, pois exigiu também adaptações tecnológicas.
“Além disso, fomos certificados quando tínhamos ainda pouco mais de 50 leitos e hoje, após o plano de expansão CP 200, somos uma unidade hospitalar de alta complexidade com mais de 100 leitos instalados”, compara.
“Com a certificação nos padrões da JCI, o HCP se posiciona entre os melhores hospitais do mundo e integra o seleto grupo dos 38 acreditados pela JCI no Brasil”, comemora a diretora superintendente do HCP, Iolanda Peltier, destacando o posicionamento do Cárdio Pulmonar no Norte/Nordeste. “São três hospitais certificados em Recife (PE), um em Belém (PA) e apenas o Cárdio na Bahia”, pontua.