Lifestyle

Freira Inah Canabarro Lucas, pessoa mais velha do mundo, morre aos 116 anos no RS

Freira Inah Canabarro Lucas, pessoa mais velha do mundo, morre aos 116 anos no RS
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

01/05/2025 2:35pm

Foto: LongeviQuest / Divulgação

A freira Inah Canabarro Lucas, considerada a pessoa mais velha do mundo, faleceu nesta quarta-feira (30), aos 116 anos, em Porto Alegre. Ela nasceu em 1908, na cidade de São Francisco de Assis, na Região Central do Rio Grande do Sul. A informação foi confirmada por familiares.

De acordo com o sobrinho, Inah morreu de causas naturais. “O organismo foi parando aos poucos, sem nenhuma doença”, explicou. O registro em cartório aponta o nascimento em 8 de junho de 1908, mas amigos e parentes afirmam que a data real seria 27 de maio — à época, os pais demoraram para fazer o registro oficial.

Inah iniciou sua vida religiosa aos 16 anos, no internato Santa Tereza de Jesus, em Santana do Livramento. Anos depois, mudou-se para Montevidéu, no Uruguai, onde, em 27 de dezembro de 1928, fez seus votos e se tornou freira da Congregação das Irmãs Teresianas. Retornou ao Brasil em 1930 para lecionar português e matemática em uma escola na Tijuca, no Rio de Janeiro. Na década de 1940, voltou ao Rio Grande do Sul, onde continuou ensinando.

Ela vivia, atualmente, na casa da Congregação Irmãs Teresianas do Brasil, em Porto Alegre, e mantinha uma rotina tranquila, com muito bom humor. Em 1º de outubro de 2024, Dia do Idoso, quando foi questionada sobre sua idade, respondeu com graça: “Poucos anos. 116”.

Inah recebeu, em 2018, uma bênção apostólica do Papa Francisco em homenagem aos seus 110 anos, acompanhada de um certificado que exibia com orgulho. Ao longo da vida, teve seis irmãos e marcou gerações com sua dedicação à educação e à fé.