O final do ano é um ótimo momento para investir no local onde passamos a maior parte do tempo e planejar o início do ano com uma casa renovada. Melhor ainda é fazer isso gastando pouco. Para simplificar esta tarefa, a arquiteta Samile Germana, criadora do negócio social ABRA Arquitetura, preparou dicas, em parceria com a Brilux, para quem está desejando fazer mudanças.
Segundo a profissional, é importante começar definindo qual reforma será feita. A ideia é reformar todos os espaços da casa ou mudar apenas um ambiente? Após essa decisão, se inicia a etapa de ouro: o planejamento. Com ele, é possível mensurar o tempo que será gasto, a quantidade do material, os custos e até mesmo se preparar para imprevistos.
“Através do planejamento, as etapas construtivas são otimizadas e você consegue fazer uma reforma respeitando o próprio orçamento, sem desperdício de materiais, poupando o bolso e o meio ambiente”, complementa Samile.
A arquiteta explica que, para dar uma nova cara ao ambiente, nem sempre é necessário o “quebra-quebra” da reforma. “Muitas vezes, trocar a posição dos móveis, as almofadas da sala e a cor de uma parede podem mudar a sensação do ambiente e renovar a casa”, indica a especialista.
Se o desejo for trocar o piso, também há opções que diminuem o transtorno da obra. “O simples uso de um tapete pode mudar a sensação do piso. Outras opções são o piso vinílico, que é colado sobre o piso, ou mesmo a aplicação de um novo piso de cerâmica sobre o anterior, sem precisar quebrar nada”, orienta Samile.