Foto: Edgar de Souza
A segunda edição do Festival de Literatura de Salvador acontece neste sábado, 22 de março, a partir das 14h, no Salvador Shopping (Estacionamento Externo – Piso L1, acesso Caixa Econômica). Com entrada gratuita, o evento reúne uma programação diversificada, incluindo rodas de conversa, contação de histórias, teatro infantil, palestra, stands de empreendedores locais e pocket shows.
Entre os destaques estão Russo Passapusso, líder da banda BaianaSystem, o cantor e compositor Gerônimo e a escritora Paloma Amado, filha de Jorge Amado e Zélia Gattai. O festival, que tem curadoria da jornalista Carmen Peixoto, celebra os 476 anos de Salvador e os 40 anos do Axé, com o tema “Quem conta e canta a capital da Bahia”.
Programação
🔹 Abertura – Espetáculo músico-teatral “Vozes para o Axé” e Slam de Poesia, com jovens do Instituto João Carlos Paes Mendonça.
🔹 Roda de conversa – "A Literatura no Processo Civilizatório e Cultural – A Importância da Literatura Soteropolitana", com os professores e escritores César Chagas, Rozana Pires e Joelma Queiroz.
🔹 Contação de histórias – O grupo Stripulia apresenta “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, enquanto a professora Helena Nascimento faz a leitura de “Pretinha de Ébano”.
🔹 Paloma Amado – A escritora aborda o tema “Jorge Amado e Caymmi: literatura e música da Bahia”.
🔹 Russo Passapusso – O artista comanda a conversa “Entre letras e acordes: o caminho da criação na música e na literatura”, explorando as conexões entre música e literatura.
🔹 Gerônimo e convidados – O cantor participa de uma roda de conversa com o jornalista James Martins e o historiador Ricardo Carvalho, discutindo a história da música baiana.
🔹 Pocket show de Gerônimo – Para encerrar o evento, o artista sobe ao palco para interpretar seus grandes sucessos.
Além das atrações, o festival contará com stands da Livraria Leitura e Boralê, além da comercialização de pipocas gourmet e itens personalizados de papelaria produzidos por empreendedores baianos ligados ao Instituto JCPM.