Moura Dubeux apresenta o MOOD Club, novo empreendimento no Costa Azul
Fotos: Moura Dubeux / Divulgação A Moura Dubeux realizou, na manhã desta quinta-feira (30), no UCI do Shopping da Bahia, um encontro com parceiros e corretores...
 
                            Fotos: Sérgio Figueiredo
A Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (ADEMI-BA) celebrou, na noite de quarta-feira (30), o lançamento oficial do livro “Salvador – Grandes Obras”, publicação comemorativa pelos 50 anos da entidade que revisita a evolução urbana e arquitetônica da capital baiana.
O evento, realizado no histórico Palacete Tira Chapéu, reuniu autoridades, parceiros, patrocinadores e associados da ADEMI-BA em um coquetel exclusivo. Durante a noite, os convidados acompanharam um bate-papo com os autores Francisco Senna, arquiteto e historiador, e Cleidiana Ramos, jornalista, além do editor Fernando Oberlander, da Editora Caramurê. O trio compartilhou bastidores da pesquisa e do processo editorial que resultaram nas quase 400 páginas da obra, que traça um panorama do desenvolvimento imobiliário e das transformações sociais de Salvador.
Para o arquiteto Francisco Senna, o livro é uma viagem pela história viva da cidade. “A arquitetura não é só matéria, ela tem vida própria. Esse livro não é técnico nem científico — é um passeio que revela os materiais construtivos, as tecnologias e os estilos de cada época. A arquitetura vai se transformando e se revelando ao longo do tempo”, afirmou.
O editor Fernando Oberlander destacou a singularidade da capital baiana retratada na obra. “Salvador não foi feita para ser uma cidade, e sim uma fortaleza. Essa topografia completamente acidentada influenciou a forma de viver e de construir. Confesso que aprendi muito durante o processo de produção”, comentou.
Já a jornalista Cleidiana Ramos ressaltou o olhar antropológico presente na publicação e elogiou a proposta da entidade. “Esse livro é uma tradução do que é uma cidade multicultural. A ADEMI-BA fez um projeto ousado, que presenteia não apenas Salvador, mas toda a Bahia. Ela preferiu contar uma história maior — porque obras são feitas para pessoas”, afirmou.
O presidente da ADEMI-BA, Cláudio Cunha, comemorou o resultado do projeto e destacou o caráter simbólico da iniciativa. “Quando pensamos nas ações do cinquentenário, queríamos algo que eternizasse a nossa trajetória e, ao mesmo tempo, deixasse um presente de valor histórico para a Bahia. Hoje me sinto honrado em fazer parte dessa grande obra que é a ADEMI-BA”, disse.
Reforçando o compromisso social da associação, toda a renda obtida com a venda dos exemplares durante o evento será revertida para o Selo Social ADEMI-BA, que apoia instituições beneficentes baianas.
O livro “Salvador – Grandes Obras” já está disponível para aquisição na sede da ADEMI-BA e na Editora Caramurê.
 
 
 
  
 
 
                                                    Fotos: Moura Dubeux / Divulgação A Moura Dubeux realizou, na manhã desta quinta-feira (30), no UCI do Shopping da Bahia, um encontro com parceiros e corretores...
 
                                                    Foto: Divulgação / Ademi-BA Como parte das comemorações pelos seus 50 anos, a Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi-BA) l...
 
                                                    Foto: Let's Go Bahia Para além do alterocopismo é o título do texto assinado por Flamarion Reis na edição 69 da revista Let's Go Bahia, que traz um passeio inu...