Lifestyle

Conheça 7 vantagens da cafeína no Dia Internacional do Café

Conheça 7 vantagens da cafeína no Dia Internacional do Café
Da Redação

Da Redação

14/04/2021 11:45am

Tomar um café é um hábito bem comum dos brasileiros. E a cafeína não só estimula, como também tem vantagens para a prática esportiva. Pois, é uma substância que ativa os músculos, dando mais rendimento durante o exercício, e ajudando simultaneamente a perder peso. Então, aproveite que 14 de abril é o Dia Internacional do Café para ver suas vantagens!

7 vantagens da cafeína!

1.     A cafeína aumenta a energia porque favorece a absorção pelo corpo dos hidratos de carbono. Desta forma, existe mais glicose disponível para poder ser aproveitada pelos músculos.

2. Aumenta a resistência física ao aumentar a quantidade de adrenalina no cérebro. Ela atua como um estimulante mental, então obriga o usuário a um esforço maior durante mais tempo.

3. Retarda a fadiga e o esgotamento muscular. Pois, a cafeína tem semelhanças com a adenosina, o neurotransmissor que se encarrega de transmitir a informação de cansaço ao cérebro. Quanto maior for o cansaço, mais se produz adenosina. Como a cafeína é parecida com a adenosina, os neurônios não distinguem a diferença e juntam-se a ela. Quando a cafeína ocupa o espaço nos neurônios reservado à adenosina, evita que o cérebro receba a informação de cansaço.

4. Aumenta a produção de catecolaminas no plasma e permite ao organismo adaptar-se ao esforço físico e mental.

5.    Ajuda a perder peso durante o exercício, embora não queime gorduras como se ouve dizer. A razão desse mito é muito simples: o aumento de adrenalina faz com que você treine com uma intensidade maior, e como também aumenta a resistência, a cafeína ajuda que você treine por mais tempo e, por isso, queima mais gordura.

6. Diminui as dores musculares durante o treino. As pessoas que não bebem habitualmente café, sentem mais os efeitos.

7. Protege o cérebro. Vários estudos apontam para uma relação entre o consumo de café e a doença de Parkinson - ela reduz em cerca de 60%. Pois, aparentemente, a cafeína tem um efeito protetor para o cérebro sempre que tomada com moderação (entre duas ou três xícaras por dia).

Então, está esperando o que para aproveitar o Dia