Lifestyle

Confira 3 dicas para preparar o chá ideal na semana mais fria do ano

Confira 3 dicas para preparar o chá ideal na semana mais fria do ano
Da Redação

Da Redação

28/07/2021 6:10pm

Com a chegada dos dias frios, a procura por formas diferentes de se aquecer aumenta, principalmente quando o assunto é o nosso paladar. Pensando nisso, o sommelier de chás, Benício Coura, cofundador da Chá Dō, curadoria especializada em chás e acessórios desta bebida milenar, separou algumas dicas para te ajudar a preparar o chá em casa.

Segundo o especialista, a primeira coisa que o consumidor precisa saber é que nem tudo o que chamamos de chá é realmente chá.

Benício explica que "O chá é, etimologicamente, a infusão das folhas e dos brotos da planta Camellia sinensis". A preparação do chá, ou seja, da Camellia sinensis, pode ser a partir de uma infusão - processo de imersão da folha do chá na água quente, ou maceração - imersão da folha do chá na água em temperatura ambiente. No Brasil, os chás derivados desta planta são conhecidos como ‘chás especiais’, e possuem grandes benefícios para a saúde e bem-estar de quem consome". O especialista pontua que a planta tem origem milenar, possui 6 variações (famílias) e que outras infusões com ervas, frutas e especiarias são categorizadas como tisanas.

"Muitas embalagens em sachês, compradas normalmente no supermercado, não são chás da Camellia sinensis e muitas vezes não são puros. Boa parte são, na verdade, tisanas, que também amamos, como as de frutas vermelhas, camomila, ou hortelã, ou têm misturas na sua composição e, por isso, são chamados de ‘blends’, que oferecem outras variedades de sabores e aromas. É importante o consumidor saber diferenciar e escolher, com clareza, a bebida que deseja tomar. Além disso, os chás em sachê, em geral, perdem em nutrientes, aromas e sabores quando comparados aos chás de folhas soltas, a granel, devido à excessiva fragmentação dos pedaços inclusos no sachê", conta.

O sommelier trouxe informações essenciais para apreciar a bebida e realizar a melhor escolha para acompanhar estes dias frios que chegam no país. Desde o preparo até a melhor forma de servir a bebida no dia a dia. Confira as principais dicas que o especialista trouxe:

1 - Entenda o chá como um ritual - Para ter uma boa infusão, é necessário entender os processos de preparação da bebida. Sendo assim, o especialista explica que "é importante ter em mente que preparar o chá contempla seis elementos vitais, como a temperatura da água, quantidade e qualidade do chá e da água para o preparo, tempo da infusão, espaço para as folhas do chá se hidratarem e os acessórios para preparar e tomar o chá, como bules, garrafas, infusores, xícaras e copos".

2 - Confira as características de cada folha - Coura traz que uma dica importante para preparar o chá é entender as suas particularidades. Por exemplo, "chás verdes'', no geral, exigem temperaturas mais baixas para o seu preparo, variando entre 60ºC e 75ºC. Já os chás pretos precisam de temperaturas mais altas para alcançar o ponto ideal na infusão, normalmente a temperatura na casa dos 80ºC a 95°C. E assim, entendendo as características, é possível determinar o tempo de infusão, que também varia de acordo com o paladar de cada pessoa." conta o especialista.

3 - Explore as possibilidades - A chegada do frio também é um convite para explorar as possibilidades com a bebida. A Chá Dō traz uma seleção exclusiva de receitas para encarar os dias gelados. "Aqui no Brasil nós entendemos que o chá é apenas uma bebida a ser tomada quente, mas existem outras formas de consumo, como através de sobremesas, bebida gelada e outras preparações que podem ter o chá como matéria-prima", reforça o sommelier.


Sobre a Chá Dō

Criada em 2020, a Chá Dō é uma curadoria especializada em chá, acessórios e treinamentos. Formada por um grupo familiar, a startup nasceu com o propósito de conectar pessoas através do chá. Pessoas do bem. Inovou ao ser a primeira empresa no segmento de chá no Brasil a implantar o sistema de cashback e a trazer acessibilidade digital para seu site e canal no YouTube. Tem a missão de fomentar a cultura milenar do chá, por meio de uma gestão responsável e sustentável de todo o ecossistema, aliada a produtores e parceiros comprometidos com alta qualidade e ética espalhados pelo mundo todo. Tudo isso, sem perder de vista a humanização no relacionamento.