Lifestyle

Com 13 missas, Sexta-feira da Proteção reúne fiéis na Colina Sagrada

Com 13 missas, Sexta-feira da Proteção reúne fiéis na Colina Sagrada
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

03/01/2025 12:00pm

Foto: Luanne Ribeiro / Bonfim Santuário

A primeira sexta-feira de 2025 em Salvador é marcada pela tradicional “Sexta-feira da Proteção”, evento promovido pelo Santuário do Senhor do Bonfim. A celebração, que acontece há 16 anos, inclui 13 Missas campais realizadas na Colina Sagrada, um dos principais pontos de devoção da Bahia.

Destinada a inspirar pedidos de paz, saúde e proteção para o ano que se inicia, a data reúne milhares de fiéis que participam de um ritual especial: caixas distribuídas na Praça Senhor do Bonfim recebem os pedidos dos devotos, que serão incinerados em um ato simbólico no próximo dia 10 de janeiro.

As celebrações começaram às 5h e seguem até as 18h, com Missas realizadas de hora em hora. Entre os horários mais procurados estão as Missas das 7h, 9h, 11h e 17h, que também serão transmitidas ao vivo pelas redes sociais da Basílica Santuário, incluindo Instagram, Facebook e YouTube.

A iniciativa é parte de um calendário devocional mais amplo, que inclui eventos como a “Sexta-feira da Gratidão”, reforçando o papel da fé e da tradição na vida dos baianos.

Para os devotos que não podem comparecer presencialmente, a transmissão virtual permite acompanhar e participar da atmosfera de devoção e esperança que marca o início do novo ano na Colina Sagrada.