Lifestyle

Banjo Novo lança campanha de incentivo à doação de sangue para Hemoba

Banjo Novo lança campanha de incentivo à doação de sangue para Hemoba
Marcello Fontes

Marcello Fontes

18/09/2025 12:40pm

Foto: Thuane Maria / GOVBA

O Movimento Banjo Novo, em parceria com a Hemoba, anuncia a campanha "Compasso que salva vidas", uma iniciativa que visa mobilizar a população soteropolitana para a doação de sangue. O projeto ultrapassa a esfera puramente cultural, enfatizando a sua responsabilidade social ao engajar a comunidade em uma causa de saúde pública importante e urgente. 

A mobilização principal ocorrerá no "Dia D", nesta sexta, dia 19, marcando o ponto alto da campanha. O Movimento Banjo Novo convoca seus adeptos, entusiastas do samba e toda a população a comparecer à sede da Hemoba em Salvador, localizada na Av. Vasco da Gama, s/n - Brotas, vestindo branco, para realizar a doação. 

De acordo com Samora Lopes, sócio-fundador do Banjo Novo, a campanha busca transformar o ato de doar sangue de uma obrigação para uma experiência coletiva e de engajamento social, infundindo a energia contagiante do samba nos centros de coleta. “Esta união é um chamado urgente para reverter a crítica situação dos estoques de sangue na Hemoba, que afeta diretamente a capacidade de atendimento médico em toda a Bahia”, explica. 

Saiba como ser um doador 

Para participar, é essencial atender a alguns critérios básicos de doação: ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam de consentimento dos pais/responsáveis), pesar mais de 50 kg, estar em boas condições de saúde, bem alimentado e ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior. O processo de doação é rápido e seguro, incluindo um cadastro, triagem clínica para avaliação da aptidão, a coleta em si (que dura cerca de 10 a 15 minutos) e um breve período de recuperação com lanche.

Estoques críticos

A Hemoba, responsável pelo abastecimento de sangue e hemocomponentes para mais de 100 hospitais e unidades de saúde em toda a Bahia, reporta que os estoques atuais estão em patamar alarmantemente crítico. A situação é especialmente grave para os tipos sanguíneos A-, B-, O- e O+. A escassez destes tipos representa um risco direto e iminente para pacientes que necessitam de transfusões urgentes em hospitais de Salvador e região metropolitana.

Você sabia? 

- O tipo O-, é conhecido como o "doador universal", indispensável em situações de emergência onde não há tempo para a tipagem sanguínea do receptor. Já os tipos A- e AB- são mais raros na população, tornando sua escassez ainda mais preocupante;

- Cada doação de sangue tem o potencial de salvar até quatro vidas;

- A manutenção de um banco de sangue robusto e diversificado é fundamental para a realização de cirurgias complexas, tratamentos oncológicos (quimioterapia e radioterapia), atendimento a vítimas de acidentes e traumas graves, pacientes com doenças crônicas como anemia falciforme, e suporte em partos de alto risco.

Aline Dórea, coordenadora de Coleta da Hemoba, destaca a importância dessa colaboração: "A doação de sangue é um ato de amor e voluntário que salva vidas diariamente, garantindo que nossos hospitais possam continuar operando. Com esta parceria com o Movimento Banjo Novo, demonstramos que a doação pode ser um ato coletivo e inspirador, capaz de mobilizar e engajar a população de uma forma única. Convidamos todos a se unirem a esta corrente de solidariedade e a fazerem a diferença."

Para o Movimento Banjo Novo, esta iniciativa ressalta um compromisso que vai muito além da música. Igor Reis, um dos sócios-fundadores do Movimento, afirma: "Nossa arte agora serve a uma causa maior e mais nobre. É uma honra e um privilégio utilizar a plataforma e a visibilidade do nosso projeto para promover a saúde pública e a responsabilidade social. A cultura tem o poder imenso de impactar e transformar vidas, e salvar vidas é a maior contribuição que podemos oferecer à nossa amada cidade de Salvador”, conclui.