Modak Institute promove imersão na Índia em método que une yoga e Ayurvédica
Foto: Divulgação / Modak Institute Entre os dias 18 de outubro e 10 de novembro, o Modak Institute realizará uma imersão exclusiva na Índia, berço da...
O artista plástico baiano Elano Passos foi escolhido para ilustrar o novo livro sobre o Martagão Gesteira, um dos maiores hospitais pediátricos do Norte-Nordeste. A obra está sendo escrita pelo gestor e cirurgião pediátrico Carlos Emanuel Melo, e irá se concentrar nos últimos 25 anos da instituição — um período de transformação que consolidou o hospital como referência em saúde infantojuvenil na Bahia.
O livro entrelaça momentos marcantes da trajetória do autor com o processo de modernização do hospital, mostrando como, mesmo diante de inúmeras dificuldades, o Martagão se reinventou. Para Elano Passos, fazer parte desse projeto é uma missão carregada de emoção e significado. “A história pessoal entrelaçada com momentos profissionais são tão viscerais que nem me fez pensar duas vezes em mergulhar nessa emoção”, contou o artista.
Carlos Emanuel Melo, por sua vez, vê a participação de Elano como algo que vai além da afinidade estética: “A chegada de Elano ao projeto vai além de uma afinidade simbólica: é quase uma convocação. Ele assume a missão de traduzir em imagem o amor, a dedicação e a superação que atravessam o texto do início ao fim.”
As ilustrações darão vida a episódios de transformação vividos pela instituição, como destaca o autor: “De um hospital sofrido e maltratado pelo tempo, para uma estrutura nova, viva, cuidada. Mas o que mais impressiona é o que veio junto: processos melhores, atendimento mais humanizado, um serviço que virou referência.”
Reconhecido por seu estilo marcante e atuação em projetos com cunho social, Elano Passos já assinou capas de álbuns de artistas como Saulo e Luiz Caldas, além de ilustrar livros como Poesia que Transforma, de Bráulio Bessa. Ele também é autor de obras expostas em aeroportos no Brasil e no exterior, como o painel Axé Music – 40 anos, no Aeroporto de Salvador. No ano da canonização de Santa Dulce dos Pobres, criou a estampa da camisa oficial da campanha beneficente para as Obras Sociais de Irmã Dulce.
Com forte vínculo com o Martagão, Elano já participou de ações solidárias em prol da instituição, e agora soma sua arte ao esforço de eternizar em livro a trajetória de resistência e esperança de um dos patrimônios mais queridos da Bahia.
Foto: Divulgação / Modak Institute Entre os dias 18 de outubro e 10 de novembro, o Modak Institute realizará uma imersão exclusiva na Índia, berço da...
Foto: Divulgação / Moura Dubeux A Moura Dubeux realiza, no dia 10 de julho, um evento especial no Solar Cunha Guedes, em Salvador, voltado para corretores e co...
Foto: Roque Holanda Criado exclusivamente por e para mulheres que desejam ampliar conexões reais, fortalecer suas jornadas pessoais, profissionais e viver um m...