Expo de Moda recebe Gincana Fashion com convidados especiais
Vem aí, a 29ª edição da Expo de Moda – um dos eventos de referência na Bahia em feiras de pronta entrega a preço de fábrica - retomando seu formato original com...
Por Claudio Carvalho Publicitário, presidente da Morya agência de publicidade Conselheiro do CENP e da Abap
A minha escola de vida sempre teve como marca o gosto pelo trabalho, foi assim que me criei vendo meu pai Fernando Carvalho, trabalhando a vida toda e se realizando. Acredito na força do trabalho capaz de transformar situações, contribuir com o entorno e colocar projetos e sonhos de pé.
Estudei no IEJ e no Colégio Antônio Vieira, foi lá que conheci Carmen, minha mulher, e hoje somos uma família com três filhos, Pedro, Paula e Ana Vitória, trigêmeos de 21 anos. Ingressei na EAEB(Trabuco) no curso de administração de empresas e não concluí porque desde cedo fui para a Publivendas, hoje Morya, agência de publicidade de meu pai. Desde então já se vão 36 anos, a minha vida tem sido na publicidade. Retomei ao curso universitário, depois de velho(rsrsr), especialmente para dar o exemplo aos meus filhos, e me formei em 2017 em Comunicação e Marketing pela UNIFACS.
Meu pai é meu farol e seu DNA está presente na minha vida e na Morya, desde sua fundação em 10/07/1956, como inspiração permanente, ele me ensinou que “o pouco com Deus é muito”, “ninguém é 99% honesto”, “quem tudo quer nada tem”, “não se oferece aquilo que não se aceita”.
A Morya foi minha única casa profissional e ali construí minha trajetória começando em 1986, atuando na área operacional, no relacionamento com os clientes e na gestão definindo as estratégias e de olho na saúde financeira do negócio. Liderei o atendimento a grandes contas como Bompreço, Wal-Mart, TIM, Neoenergia, Ferreira Costa, Salvador Shopping, Governo do Estado da Bahia. Abrimos unidades em várias regiões do país como no Recife, BH, São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre e foi uma experiência incrível conhecer os diferentes Brasis no Brasil.
Em 2004 mudamos o nome da empresa, de Publivendas a Morya, um novo nome e um novo guarda-chuva para uma história incrível, mas agora apontada para o futuro, enxergando a comunicação com novos olhos.
Em 2011 vendemos parte da empresa para o Grupo ABC de Guga Valente e Nizan Guanaes. Em 2016 o Grupo ABC foi vendido para o Omnicom Group, segundo maior grupo de serviços de comunicação do mundo, e passamos a ter os gringos como sócios.
Em 2019 liderei a reorganização societária da Morya, recomprei a participação da minha família e controlei 100% da agência, voltando à nossa raiz com o DNA Fernando Carvalho na nossa cultura, na nossa alma e no nosso coração.
Sempre acreditei na força da participação da classe empresarial e produtiva nas discussões e ações de desenvolvimento da nossa cidade e do nosso estado. Fui presidente da Abap-Ba por duas vezes em 2001/2003 e 2019/2021, papel que desempenhei com grande satisfação, nunca foi um peso para mim e sim motivo de realização especialmente no último mandato que coincidiu com a pandemia que exigiu um esforço adicional, quase um terceiro turno. Hoje sou conselheiro do CENP e da Abap.
Participei pro bono de campanhas e ações voltadas para a comunidade e em apoio a instituições como Hospital Martagão Gesteira, Asilo São Lázaro e ao ICB (Instituto de Cegos da Bahia) onde também sou conselheiro.
Obtive também na minha carreira premiações e reconhecimento, publicitário do ano em 1996 e 2000 pelo Prêmio Colunistas norte e nordeste e em 2006 como Dirigente de Comunicação pela ABMP além de integrar o Hall da Fama do Propaganda e Marketing e da Abramark.
Tive uma grande sorte, sempre tive o apoio de meu pai e a sucessão na Morya foi absolutamente natural, herdei uma empresa com ética e reputação consolidada, mas ninguém faz nada sozinho e o comprometimento dos Moryanos e Moryanas é impressionante para os quais procuro corresponder e fazer da Morya uma boa casa para poderem se realizar.
Minha grande satisfação é o meu ofício como publicitário, uma atividade fascinante e envolvente cuja essência é a criatividade tão marcante para a Bahia e a publicidade mostra seu vigor se renovando e liderando a transformação digital na comunicação.
Minha família me entende e me apoia, e por uma simples razão, me veem feliz, faço questão que meus filhos sintam como o gosto pelo trabalho é um presente na minha vida e na minha formação e é ele que me move a enfrentar os desafios porque a rapadura é doce, mas não é mole não.
Vem aí, a 29ª edição da Expo de Moda – um dos eventos de referência na Bahia em feiras de pronta entrega a preço de fábrica - retomando seu formato original com...
“Uma cidade, uma rua, uma igreja” é o nome do livro do escritor e antropólogo Antonio Risério, que mergulha no charme do bairro da Vitória, um dos mais antigos ...
Vanessa Lopes, psicóloga, traz para Salvador um modelo de intervenção inovador. Pioneira no assunto, auxiliando crianças, pré-adolescente e adolescentes, com au...